Descrição de chapéu juros inflação

Unilever alerta para maior alta de preços à medida que a inflação piora

Chefe de finanças diz que pico inflacionário deve ocorrer no primeiro semestre de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Siddharth Cavale
Bangalore (Índia) | Reuters

A Unilever alertou que a inflação deve acelerar no próximo ano e seus preços terão que subir ainda mais, com empresas de bens de consumo lutando para compensar o aumento de energia e outros custos.

A empresa anunciou nesta quinta-feira (21) crescimento das vendas do terceiro trimestre acima das previsões e manteve sua projeção de margem de lucro para o ano, desafiando temores de alguns analistas de um corte.

Mas o chefe de finanças da Unilever, Graeme Pitkethly, previu persistência das pressões inflacionárias. "Esperamos que a inflação possa ser maior no próximo ano do que neste ano", disse a jornalistas, acrescentando que é provável que o pico no primeiro semestre de 2022 seja moderado depois disso.

Uma mulher está atrás de uma máquina que faz parte de uma linha de fabricação de pasta de dente na fábrica da Unilever em Lagos, Nigéria - Afolabi Sotunde - 18.jan.2018/Reuters

As rivais Procter & Gamble e Nestlé disseram nesta semana que também aumentarão os preços ainda mais.

Mas analistas dizem que a Unilever enfrenta uma tarefa difícil devido à sua maior exposição aos mercados emergentes, onde a inflação é mais forte e há sinais de que os consumidores estão migrando para marcas locais mais baratas.

No terceiro trimestre, a Unilever disse que as vendas de desodorantes, produtos para a pele e sorvetes aumentaram.

A inflação na indústria de bens de consumo tem sido alta, embora a Unilever tenha dito que observa um impacto menor por causa de seu poder de negociação.

Ajudada pelos aumentos de preços, a Unilever manteve sua previsão de margem operacional para o ano. Em julho, cortou a previsão de "ligeiramente para cima" para "quase estável".

Óleo de palma e soja e derivados de petróleo, como resina, foram algumas das áreas de pressões de custo, enquanto o preço do frete marítimo foi de 10 e 15 vezes mais altos do que no final de 2019, acrescentou.

Em meio a desafios de logística, a Unilever está mantendo estoques de reserva para manter disponibilidade nas prateleiras de varejistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.