Descrição de chapéu apple tecnologia

Apple diz que funcionários têm direito de discutir salários e condições de trabalho

Funcionários que abordaram o tema enfrentaram resistência, segundo ex-gerente de programas da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julia Love Reuters
São Francisco (Califórnia)

A Apple enviou na sexta-feira uma impressionante mensagem aos funcionários, dada sua reputação de sigilo: um lembrete de que os trabalhadores podem discutir salários, horas e condições de trabalho.

O aviso vem num momento em que alguns funcionários pressionam a Apple a fazer mais para garantir que não haja disparidades salariais injustas na empresa.

Em postagem numa plataforma interna, a Apple disse que suas políticas não impedem os funcionários de "falarem livremente" sobre as condições de trabalho, segundo cópia da mensagem vista pela Reuters.

Um porta-voz da Apple não quis comentar.

Funcionária da Apple durante lançamento do iPhone 13 na China
Funcionária da Apple durante lançamento do iPhone 13 na China - Carlos Garcia - 24.set.2021/Reuters


A política de conduta empresarial da Apple já afirmava que os funcionários não eram restritos em sua capacidade de discutir salários, horas e condições de trabalho, o que é, no geral, protegido pela lei dos EUA.

No entanto, funcionários que abordaram o tema nos últimos meses enfrentaram resistência, de acordo com a ex-gerente de programas da Apple, Janneke Parrish.

Parrish, que foi demitida após desempenhar um papel de liderança no ativismo dos funcionários, disse estar esperançosa de que a mensagem da Apple facilite o caminho para outras empresas.

A medida da Apple ocorre em meio a um impulso mais amplo dos trabalhadores do Vale do Silício para falar sobre suas condições de trabalho e o impacto da tecnologia na sociedade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.