Descrição de chapéu Europa União Europeia

Avanço da digitalização eleva produtividade na União Europeia na pandemia

A maior parte dos ganhos, porém, corre o risco, segundo o Banco Central Europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Balazs Koranyi
Frankfurt (Alemanha) | Reuters

O crescimento da produtividade do trabalho na zona do euro saltou no início da pandemia uma vez que as empresas correram para se adaptar a tecnologias digitais, mas a maior parte dos ganhos corre o risco de corrosão, mostrou nesta quarta-feira (10) estudo do Banco Central Europeu.

O aumento da produtividade na Europa foi anêmico por anos, contendo a expansão econômica geral, e alguns economistas esperavam que a rápida adaptação a soluções digitais devido à pandemia de Covid-19 poderia se manter.

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alemanha
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alemanha - MMaranhão - 22.nov.2020/Folhapress

Dados até agora sugerem que isso está acontecendo já que a produtividade está agora mais de 2% acima daquela vista no último trimestre de 2019, mesmo que tenha recuado um pouco desde o início da recuperação, disse o BCE em artigo do Boletim Econômico.

"A pandemia acelerou a tendência para digitalização que já havia começado bem antes da crise", disse o BCE.

"Embora parte da mudança para o trabalho remoto possa ser revertida ao longo do tempo, parte deve persistir ... e pode potencialmente abrir a porta para ganhos substanciais em termos de produtividade e bem-estar do empregado", completou o BCE.

Mas a mudança não será livre de riscos.

Diferente de outras crises, a pandemia ainda não levou a um fechamento em massa de empresas de baixa produtividade já que garantias do governo mantêm as empresas vivas, interrompendo o que normalmente é um processo de "destruição criativa", completou o BCE.

A redistribuição da força de trabalho para setores mais produtivos também pode se reverter.

Conforme as medidas de contenção forçaram as empresas a acabar com muitas interações pessoais, normalmente tarefas de baixa produtividade, a atividade foi redistribuída, respondendo por 30% a 40% do aumento da produtividade, disse o BCE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.