BC autoriza compra de fatia adicional de 11,38% da XP pelo Itaú

Consumação da operação está prevista para ocorrer em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Itaú Unibanco obteve autorização do BC (Banco Central) para adquirir aproximadamente 11,38% do capital social total da XP Inc., segundo comunicado ao mercado divulgado nesta segunda-feira (8) pelo banco.

A operação estava prevista em contrato assinado entre as partes em 2017, quando o banco comprou 49,9% do capital social da XP.

Após o aporte, contudo, Itaú e XP passaram a adotar nos últimos anos uma postura agressiva na concorrência entre si, com provocações em peças de publicidade. Em 2020, inclusive, a corretora fez uma promoção. O cliente que fizesse uma TED do Itaú para a XP ganharia um colete da XP de brinde.

De acordo com o comunicado divulgado nesta segunda pelo Itaú, a consumação da operação está prevista para ocorrer em 2022, após a divulgação das demonstrações financeiras auditadas da XP Inc. referente ao ano de 2021.

Itaú comprou participação de 49,9% da XP em maio de 2017
Itaú comprou participação de 49,9% da XP em maio de 2017 - Sergio Moraes - 29.abr.2019/Reuters

São necessárias ainda aprovações de órgãos reguladores no exterior para a concretização da aquisição.

O banco reportou no dia 3 de novembro lucro líquido de R$ 6,8 bilhões no terceiro trimestre, alta de 34,7% em bases anuais.

Ao contrário de 2020, os resultados não consideram a contribuição da operação da XP Inc, companhia cuja participação no capital foi segregada da linha de negócio do Itaú Unibanco em 31 de maio de 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.