China libera reservas e refinarias de petróleo aumentam produção para evitar escassez

Relatos da mídia apontam abastecimento restrito de diesel e filas em postos de gasolina em várias províncias do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muyu Xu e Chen Aizhu
Pequim e Cingapura | Reuters

Os benchmarks internacionais do petróleo operavam em leve alta nesta segunda-feira (1º), após a declaração do fim de semana da China de que irá usar sua reserva estatal de combustíveis, ao mesmo tempo em que as refinarias chinesas aumentam drasticamente a produção para evitar uma escassez de diesel no segundo maior consumidor de petróleo do mundo.

Em uma rara declaração pública no domingo (31), a China informou que estava liberando reservas de gasolina e diesel para aumentar o abastecimento do mercado e estabilizar os preços.

A notícia veio após relatos da mídia nas últimas semanas sobre o abastecimento restrito de diesel e filas em postos de gasolina em várias províncias.

homem de bicicleta pedala em pátio de refinaria com letreiros em japonês
Ciclista em frente à refinaria em Sodegaura, no Japão - Issei Kato/REUTERS

Refinarias chinesas reduziram a produção de combustível no terceiro trimestre por causa de medidas contra Covid-19 e inundações, mas o consumo de diesel se recuperou, parcialmente desencadeado por uma crise de energia generalizada que pegou o mercado de surpresa.

A China tem sido um exportador líquido de diesel e gasolina por anos, mas a recente repressão de Pequim procurou remover o excesso de produção de combustível, desde o corte de cotas para importação de petróleo e exportação de combustível refinado até um pesado imposto de importação sobre um componente de mistura de diesel, restringindo o fornecimento de combustível, especialmente diesel.

Pequim tomou medidas para esfriar uma alta dos preços das commodities este ano, liberando petróleo e metais básicos para aliviar os preços em um movimento raro nos últimos meses.

"A rotação do produto (petróleo) deveria ser mais comum do que o petróleo bruto (liberações de petróleo das reservas)", disse Sengyick Tee, analista da consultoria SIA Energy, de Pequim, acrescentando que tais movimentos não são tipicamente confirmados em declarações oficiais.

A ação de domingo pode ser a primeira vez que Pequim anuncia publicamente a liberação de derivados de petróleo, acrescentou ele.

"Palavras são maiores do que ações, (China) aprendeu com a Opep+", disse ele, referindo-se às comunicações sobre o fornecimento da aliança dos maiores produtores de petróleo do mundo que podem ter o efeito de baixar os preços de mercado.

O petróleo Brent subia 0,7% por volta das 8:45 (horário de Brasília), após volatilidade mais cedo, na sequência da declaração do dia anterior pela Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas.

Observadores do mercado disseram que foi a primeira vez que Pequim anunciou publicamente a rotação regular de gasolina e diesel.

A secretaria de reservas informou que o rodízio é anual, mas não divulgou o volume liberado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.