Descrição de chapéu juros Selic copom

Citi piora projeções para crescimento do PIB do Brasil em 2021 e 2022 a 4,9% e 0,6%

Expectativa é que o Banco Central endureça ainda mais a política monetária e leve a taxa Selic a 11% no primeiro trimestre de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O Citi reduziu suas estimativas para o desempenho da atividade econômica do Brasil neste ano e no próximo, citando expectativas de que o Banco Central endureça ainda mais sua política monetária e leve a taxa Selic a 11% no primeiro trimestre de 2022.

O banco privado espera agora que o PIB (Produto Interno Bruto) cresça 4,9% em 2021 e 0,6% em 2022, ante projeções anteriores de expansão de 5,1% e 1,5%, respectivamente.

A revisão do Citi veio após a divulgação, nesta quarta-feira (11), da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, cujo tom foi interpretado como mais "hawkish" —ou inclinado a condições monetárias mais restritivas— pelos participantes do mercado financeiro.

Logo do Citibank em distrito financeiro de San Francisco, na Caliórnia - Robert Galbraith - 17.jul.2009/Reuters/File Photo

O documento mostrou que o BC avaliou acelerar a alta da Selic para além do ajuste de 1,5 ponto percentual que adotou na semana passada.

"A ata do Copom escalou o tom 'hawkish'", disseram especialistas do Citi em relatório divulgado nesta quarta.

"Desde a semana passada, quando mudamos nossa projeção de política monetária para condições monetárias ainda mais apertadas, adicionamos um viés significativamente negativo para nossas projeções de crescimento", afirmou o Citi.

A ata está alinhada com as perspectivas de médio e longo prazo para política monetária do banco, que se sente "mais confortável" em reduzir suas perspectivas de crescimento.

O credor norte-americano manteve sua projeção de que a taxa Selic chegará a 11% ao ano em março de 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.