Inflação industrial na China registra nível mais elevado em 26 anos

Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu por quatro meses consecutivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim (China) | AFP

A inflação dos custos industriais na China alcançou em outubro o nível mais elevado em 26 anos, consequência dos novos focos de Covid-19 e dos preços crescentes dos alimentos e da energia, de acordo com os números oficiais divulgados nesta quarta-feira (10).

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu por quatro meses consecutivos, o que pressionou as autoridades a adotar ações para controlar a alta, no momento em que o país luta para estimular a recuperação econômica.

O IPP, que mede o custo de bens na saída da fábrica, subiu 13,5% em ritmo anual em outubro, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

Fábrica de barreiras acústicas em Chengdu, na China - Liu Kun - 9.nov.2021/Xinhua

"O aumento do IPP foi provocado pela combinação de fatores externos e a escassez local de energia e matérias-primas", disse o principal estatístico do ONE, Dong Lijuan.

Isto inclui um forte aumento nos preços locais do carvão, o aumento no custo global do petróleo e do gás, assim como interrupções na cadeia de abastecimento, explicou Rajiv Biswas, do IHS Markit.

Outro fator recente, acrescentou, foi o aumento nos custos de embarques em todo o mundo "devido à forte retomada nos fluxos comerciais" entre China, Estados Unidos e Europa.

O IPP subiu 10,7% em setembro, que era alta mais expressiva registrada pelo ONE desde meados da década de 1990.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.