Descrição de chapéu CRISE ENERGÉTICA

Nível de hidrelétricas terá de dobrar em 2022, mas chuvas trazem confiança, diz ONS

Operador prevê precipitações acima da média no Sudeste em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Viga Gaier Roberto Samora
Rio de Janeiro e São Paulo | Reuters

O nível dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste, onde estão localizadas as principais hidrelétricas brasileiras, praticamente terá de dobrar até o final do período úmido, em abril de 2022, para o país voltar a registrar algum alívio em termos energéticos, e isso é possível, disse à Reuters o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.

Segundo o chefe do Operador Nacional do Sistema Elétrico, após o pior período úmido em mais de 90 anos na área das hidrelétricas, as chuvas começaram dentro do previsto, diferentemente de 2020.

O órgão afirmou nesta sexta-feira (12) que as chuvas no Sudeste/Centro-Oeste estão estimadas em 112% da média histórica em novembro, ante 104% no relatório da semana anterior.

Vista da Hidrelétrica de Ilha Solteira, no rio Paraná - Eduardo Anizelli - 4.jun.2021/Folhapress

O ONS também aumentou a expectativa de precipitações no Nordeste, apontando volumes em 89% da média histórica em novembro, ante 66% na previsão da semana anterior.

Para o Sul, a projeção também foi aumentada a 61% da média histórica em novembro, ante 58% no relatório da semana anterior.

No que diz respeito à carga de energia, o ONS passou a ver aumento de 0,8% no Brasil em novembro, versus elevação de 1,1% na estimativa da semana passada.

Atualmente, o nível das represas das regiões Sudeste/Centro-Oeste está em cerca de 18,5%. O ideal, de acordo com Ciocchi, é que as chuvas que começaram agora possam elevar o patamar para perto de 35%.

"Com a chuva que já chegou, unidade do solo, mesmo que a gente projete as chuvas de 2020/2021, que foram as piores da história, a gente chegaria [em abril] em 35%, estourando 40% (no Sudeste/Centro-Oeste)", destacou ele.

"Esse seria um nível que a gente atravessa o ano de 2022 como esse aqui. Com cautela, cuidado e consegue", disse ele, destacando que esse nível evitaria qualquer risco de racionamento de energia.

Apesar de o nível das represas terem que dobrar até abril, Ciocchi estima isso seja viável.

"Se a gente chegar nos 35%, vai estar bom... e é possível sim... do ponto de vista técnico, entraremos em 2021/2022 com muito mais confiança do que 2020/2021", reforçou ele.

As chuvas em janeiro serão importantes para melhorar a situação dos reservatórios, destacou ele, notando que por ora é difícil fazer previsões certeiras para o primeiro mês do ano.

Custos

Para bancar os custos de acionamento de mais térmicas para garantir o suprimento de energia, o governo criou a bandeira de escassez hídrica prevista para ficar em vigor até abril do ano que vem.

Segundo Ciocchi, não há a menor perspectiva de se abandonar a nova bandeira.

Ciocchi sinalizou, contudo, que se as chuvas vierem dentro ou acima das expectativas, as térmicas mais caras serão desligadas, diminuindo a pressão de custos sobre a energia.

A conta da bandeira tarifária tem sido deficitária, apesar do aumento tarifário, e o setor tem negociado com o governo um pacote ao setor elétrico que incluiria financiamentos de bancos que podem chegar a até R$ 15 bilhões, segundo publicou a Reuters anteriormente.

Recuperação

O diretor-geral do ONS afirmou que depois da maior crise hídrica em mais de 90 anos será preciso um projeto de dois a três anos para recuperar o nível das represas do país.

"Não dá para replecionar reservatórios com uma única estação chuvosa. Esse é um programa a ser mantido e trabalhar isso por dois, três anos. Tem um imponderável enorme porque não se sabe quanto de água que vem", frisou Ciocchi.

Essa recuperação dos reservatórios, disse ele, não será feita a qualquer preço ou custo. Ciocchi afirmou que não se pode pensar em "encher reservatórios com térmicas que custam R$ 2.400 por megawatt hora".

Redução Voluntária

O Operador Nacional do Sistema Elétrico suspendeu esta semana o recebimento de ofertas no programa de redução voluntária do consumo de energia elétrica, que envolveu grandes consumidores de energia e outros agentes, como uma das formas de o governo lidar com a crise hídrica.

Isso ocorreu após a melhora das condições hidroenergéticas e com a efetividade dessas ações emergenciais, disse o diretor.

A medida, no entanto, não exclui a possibilidade da retomada das ações em 2022, caso seja identificada a necessidade de recursos adicionais para atendimento à demanda por energia elétrica no país.

A suspensão foi alvo de críticas, mas o diretor do ONS afirmou que elas são infundadas.

Segundo Ciocchi, neste momento, não é preciso de energia de ponta, foco do programa de redução de demanda voluntária.

"Esse programa era para ponta, para aqueles 15 ou 30 minutos que você precisa de 500 MW a mais para não ter problema. Ele foi bem-sucedido e utilizado, mas quando você não precisa, acabou", disse ele.

Ele explicou que não se pode comparar o preço de uma térmica com a resposta da demanda. "Comparar isso é comparar laranjas com melancia. Uma coisa é pagar caro por uma energia para todo o mês, outra coisa é uma potência num dia de 17h00 às 17h30, por exemplo. Não tem essa de usar um recurso mais caro e deixando de lado um mais barato."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.