Sergio Carvalho, sócio da empresa de shoppings Ancar Ivanhoe, morre aos 83 no Rio

Empresário fundou grupo que administra o Shopping Eldorado e o Riosul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário carioca Sergio Carvalho, um dos fundadores da empresa Ancar Ivanhoe, morreu na manhã desta quarta-feira (10), aos 83 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações da Covid-19.

Empresa do segmento de shoppings, a Ancar Ivanhoe administra o Shopping Eldorado, em São Paulo, e é representante do Riosul, no Rio de Janeiro, entre outros investimentos, de um portifólio com 24 empreendimentos em 13 cidades brasileiras.

"A Ancar Ivanhoe perde um grande líder que serviu de exemplo e inspiração por seus valores, como respeito, humildade, generosidade e transparência", disse a empresa, por meio de nota.

Carvalho, que tinha 83 anos, deixa a mulher, Lia, três filhos (Mariana, Marcos e Marcelo) e netos. Ele começou nos negócios na empresa da família, o Banco Andrade Arnaud.

Sergio Carvalho, sócio-fundador da Ancar Ivanhoe - Arquivo Pessoal

Na década de 1970, a família se tornou acionista do Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. O empreendimento, que completa 50 anos em 2021, foi o segundo shopping center a ser inaugurado no Brasil.

Em 1972, os irmãos Sergio e Raul Luiz fundaram a Ancar Empreendimentos Comerciais. O grupo investiu em diferentes cidades brasileiras, por meio do Shopping Recife, do Iguatemi Porto Alegre e do Shopping Nova América, no Rio.

Carvalho se afastou da direção do negócio em 2003, passando o comando aos filhos, Marcos e Marcelo. Em 2006, a empresa entrou em sociedade com a canadense Ivanhoe Cambridge e se tornou uma das maiores empresas de shopping center do país.

"Sergio sempre defendeu que um shopping center tem um poder de transformação na comunidade que se insere, por isso propagava a ideia que cada shopping center era uma plataforma de desenvolvimento social e que deveria contribuir com as comunidades em que estava inserida", disse a empresa.

Fachada do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP)
Vista do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP) - Diego Padgurschi - 23.abr.09/Folhapress
Erramos: o texto foi alterado

A Ancar Ivanhoe é responsável pela administração do Shopping Eldorado e é representante do Riosul, não é proprietária desses centros comerciais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.