Descrição de chapéu Folhainvest

Turismo, aviação, petróleo; veja ações penalizadas na Bolsa pela nova variante da Covid

Investidores vendem papeis de empresas que podem sofrer com uma nova onda da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A tensão gerada pela nova variante da Covid-19 nesta sexta-feira (26) resultava em baixas generalizadas das ações de empresas que fazem parte do Ibovespa, o índice de referência da Bolsa de Valores brasileira.

Companhias mais vulneráveis a eventuais medidas de restrição de circulação eram as mais atingidas pela onda de aversão aos investimentos de risco, com destaque para os setores de aviação e turismo.

Atividades ligadas ao varejo, ao setor financeiro e à produção de combustíveis também apareciam na lista dos principais prejuízos.

Às 12h33, as dez maiores quedas na Bolsa eram as das empresas Gol (-13,39%), Azul (-12,12%), PetroRio (-9,60%), Embraer (-9,51%), CVC (-9,46%), Getnet (-8,08%), Banco Inter (-7,27%), Banco Pan (6,99%), Cogna Educacional (-6,80%) e Iguatemi (-6,52%).

O Ibovespa recuava 3,64%, a 101.957.

Aviões estacionados no aeroporto internacional de Hong kong nesta quarta-feira (24); aviação e turismo estão entre áreas mais afetadas pela pandemia
Aviões estacionados no aeroporto internacional de Hong kong nesta quarta-feira (24); aviação e turismo estão entre áreas mais afetadas pela pandemia - Tyrone Siu/Reuters

"Empresas do setor de aviação e turismo, os mais impactados pela Covid, são, naturalmente, as que mais sofrem com as dúvidas sobre a nova variante", comentou a Ativa Investimentos, em nota.

As commodities mais importantes para o mercado brasileiro também sofriam o impacto, com destaque para a forte queda do petróleo. O barril do Brent recuava 5,25%, a US$ 77,90 (R$ 427,03). Os contratos futuros de minério de ferro desabaram 4,87%.

A queda dessas mercadorias puxava as ações de maior liquidez do país para o fundo. A Petrobras e Vale caíam 4,12% e 3,52%, liderando a relação dos papéis mais negociados.

As ações do Bradesco caíam 5,03%, ocupando a terceira posição em volume de negociações.

"Não é um bom dia para a bolsa brasileira, até pelas fortes quedas no petróleo e minério de ferro, que vinham garantindo um desempenho razoável nos últimos dias", disse Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.

Detectada no começo desta semana, uma nova variante do Sars-Cov-2, que causa Covid, gerou uma grande onda de preocupação em vários países do mundo.

Ainda é cedo para entender seus efeitos sobre o contágio, a gravidade da doença ou a eficácia da vacina, mas, como ela apresenta muitas mutações, governos preferiram se antecipar enquanto forças-tarefa de cientistas trabalham "24 horas por dia" para entendê-la.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.