Descrição de chapéu indústria

Custos em alta e capital de giro no limite derrubam otimismo de pequenos industriais em São Paulo

Pesquisa Datafolha para o sindicato do setor mostra aumento nos que veem situação piorando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As micro e pequenas indústrias de São Paulo estão menos otimistas com o futuro no fim deste ano. Aqueles que consideram que os negócios vão melhorar nos próximos meses caíram de 54% para 38%, segundo pesquisa Datafolha para o sindicato que representa o setor.

Entre os pessimistas, aqueles que veem condições para uma piora na produção e nas vendas, houve aumento de 9% para 14%.

A pesquisa realizada para o Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que para 54% dos empresários "a crise ainda é forte, afeta muito os negócios, e não dá para prever quanto a economia voltará a crescer".

Para 42%, a crise está mais fraca, mas ainda afeta os negócios. Apenas 3% disseram não sentir mais os efeitos da crise nos negócios.

Depósito de materiais em indústria de porcas e parafusos em SP; maioria dos empresários vê crise ainda afetando negócios - Zanone Fraissat-05.nov.20/Folhapress

A situação do caixa das pequenas indústrias também não é boa. Quando questionados sobre as condições de suas reservas para capital de giro, 43% disseram que o dinheiro é insuficiente ou muito pouco. Para 46%, o capital é exatamente o suficiente para manter a operação. Somente 10% disseram ter dinheiro mais do que suficiente.

Para o Simpi, as contas apertadas justificam o aumento na busca por crédito. O uso do cheque especial passou de 12% em outubro para 17% em novembro. A contratação de empréstimos foi a saída encontrada por 11$% dos micro e pequenos industriais em São Paulo.

Em nota, o presidente do Simpi, Joseph Couri, diz que a pesquisa aponta para mais um período de retração nos negócios, contrariando as expectativas de aumento na demanda por conta do fim de ano. Para ele, a ameaça de uma nova onda de contaminação por Covid-19, com a descoberta da variante de atenção ômicron, tem afetado a economia e refletido diretamente a maioria dos segmentos de produção.

"A busca por crédito e a queda no otimismo dos empresários evidenciam uma crise ainda forte e longe de acabar para as micro e pequenas indústrias. Ao contrário do que se esperava, o final do ano não trará o respiro nas contas para as empresas, comprometendo o fluxo de caixa e, consequentemente, a geração de emprego e renda, além de reduzir ainda mais o poder de compra das pessoas e elevar a inflação."

O indicador de atividade do Simpi é feito mensalmente pelo Datafolha. Segundo o sindicato, 42% das micro e pequenas indústrias brasileiras estão instaladas em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.