EUA abrem investigação envolvendo 580 mil carros da Tesla por inclusão de game no painel

Agência diz que funcionalidade pode distrair o motorista e aumentar risco de acidentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson
Washington | Reuters

Reguladores de segurança automotiva dos Estados Unidos disseram nesta quarta-feira (22) que abriram uma investigação formal envolvendo 580 mil veículos Tesla vendidos desde 2017 por conta da decisão da montadora de permitir que videogames possam ser jogados no painel central dos carros.

A NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário, na sigla em inglês) disse que sua avaliação preliminar envolve veículos Tesla Modelos 3, S, X e Y de 2017 a 2022. Essa funcionalidade, conhecida como "Passenger Play", "pode ​​distrair o motorista e aumentar o risco de acidentes", informou a agência.

A NHTSA disse que "confirmou que esta funcionalidade está disponível desde dezembro de 2020 em veículos equipados com Tesla 'Passenger Play'". Antes disso, o recurso "era habilitado apenas quando o veículo estava estacionado".

A Tesla não comentou o assunto.

Logo da Tesla em escritório da marca em Bern, na Suíça - Arnd Wiegmann - 28.out.2020/Reuters

O New York Times disse que a atualização da Tesla adicionou três jogos —Paciência, um de aviões e outro de estratégia— e disse que os veículos exibem avisos com a mensagem: "Jogar enquanto o carro está em movimento é apenas para passageiros".

O jornal disse que o jogo pede a confirmação de que o jogador é um passageiro, embora o motorista ainda possa jogar pressionando um botão.

Uma avaliação preliminar é a primeira etapa antes que a NHTSA decida realizar uma análise de engenharia, o que deve acontecer antes que a agência possa exigir um recall.

A agência disse que recebeu uma reclamação em novembro sobre o jogo. A queixa veio de um motorista do Model 3 em Oregon, que disse: "Criar uma distração perigosa para o motorista é negligência imprudente".

Em 29 de novembro, a Mercedes-Benz fez um recall de 227 veículos nos Estados Unidos porque os sistemas de entretenimento dos carros "podiam permitir a ativação da tela e da internet durante a condução, causando distração para o motorista."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.