Descrição de chapéu Fórum Econômico Mundial

Fórum Econômico Mundial é adiado por causa da variante ômicron

Encontro em Davos estava previsto para ocorrer em janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Fórum Econômico Mundial foi adiado novamente, dessa vez em meio a preocupações com a variante ômicron do coronavírus. O encontro presencial ocorreria entre 17 e 21 de janeiro de 2022 em Davos, na Suíça, e agora está previsto para o início do verão no hemisfério norte, que começa no final de junho.

"As condições atuais da pandemia tornam extremamente difícil fazer um encontro mundial de forma presencial", afirmaram nesta segunda-feira (20) os organizadores. "Apesar dos rígidos protocolos sanitários da reunião, a transmissibilidade da ômicron e seu impacto nas viagens e na mobilidade tornaram o adiamento necessário."

Na data originalmente prevista para o encontro presencial, ocorrerão sessões virtuais, afirmam os organizadores.

O fórum, realizado tradicionalmente em janeiro em Davos, nos Alpes, reúne alguns dos principais líderes internacionais, além de grandes empresários e entidades.

"A cooperação público-privada avançou durante a pandemia e vai continuar em ritmo acelerado. Nós esperamos reunir líderes globais presencialmente em breve", afirmou em nota Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial.

O último encontro presencial do fórum foi em janeiro de 2020, meses antes de países do mundo inteiro estabelecerem políticas de distanciamento social para controlar a pandemia do coronavírus.

É a terceira vez que a reunião é adiada. No início deste ano, o encontro presencial, cujo tema central era "O Grande Recomeço", foi remarcado para maio de 2021.

O evento de maio, porém, foi cancelado devido às "circunstâncias trágicas que se desenrolam em todas as geografias", segundo comunicado da época. Seria a primeira reunião fora da Europa, em Singapura.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não participou dos encontros virtuais —o último em que esteve foi o presencial, de 2020.

Em janeiro de 2021, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou de última hora sua participação no encontro virtual por causa de "assuntos internos", segundo a pasta. O ministro participaria do painel "Reparando o sistema de comércio internacional", que analisou possíveis respostas de indústrias e governos para tornar mais resiliente o comércio global após o choque de 2020.

Na mesma edição, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participou do painel "Repensando cidades para um futuro pós-Covid", ao lado da prefeita da cidade americana de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, que chegou a ser cogitada para vice na chapa do democrata Joe Biden.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.