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Iberia cancela promoção de passagens do Rio para Paris e deixa clientes furiosos

Empresa tinha bilhetes a partir de R$ 1.180, ida e volta, com taxas, mas diz que preço era em dólar

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Carlos Martins Douglas Gavras
São Paulo e Curitiba | Aeroin

Centenas de passageiros brasileiros que compraram bilhetes para Paris em uma promoção da Iberia ficaram furiosos após a companhia cancelar as passagens, alegando que o desconto se tratava de um erro.

A empresa espanhola oferecia passagens saindo do Rio de Janeiro para Paris, com escala em Madri, a partir de R$ 1.180 por pessoa, ida e volta, incluindo taxas.

As passagens permitiam, ainda, que o consumidor fizesse o chamado "stopover" na capital espanhola —quando é possível ficar por alguns dias na cidade de conexão, sem custo adicional.

Aeronave da companhia espanhola Iberia chega a Madri
Aeronave da companhia espanhola Iberia chega a Madri - Javier Soriano - 3.fev.20/AFP

A promoção foi divulgada na última terça-feira (28), por meio de um site de descontos de passagens, e os bilhetes acabaram em menos de dez minutos, segundo relatos de consumidores.

Na quinta-feira (30), a Iberia cancelou as passagens tanto dos clientes que tinham adquirido os bilhetes diretamente pelo site da empresa quanto daqueles que comparam pelo site da Decolar.

O cancelamento causou revolta entre os consumidores, que começaram a protestar pelas redes sociais, com a hashtag #IberiaHonreParis.

Os clientes da companhia chegaram a se organizar em um grupo de Telegram com cerca de 700 pessoas, para planejar providências conjuntas a serem tomadas.

Um deles é o jornalista Thiago Ferreira, 29, que é coordenador de comunicação em um grupo escolar de Vitória (ES). Ele planejava aproveitar as férias para conhecer a capital francesa em outubro de 2022, em sua primeira viagem internacional desde o início da pandemia.

De Paris, ele conta que iria também para Luxemburgo, Bruxelas e Amsterdã. "Quando vi a suposta promoção em um site especializado em descontos de viagens, fui rapidamente conferir os preços no site da Iberia e batiam. Pensei: vou aproveitar e adianto a parte das passagens e vou resolvendo o resto", conta.

Com a confirmação da compra dos bilhetes pela Iberia, Ferreira conta que começou a fazer planos com amigos para conciliar passeios durante a estadia pela Europa.

A confusão também atrapalhou os planos de lua de mel do advogado Matheus França, 27, e da assistente administrativa Caroline de Carli, 25. Eles vão se casar no dia 17 de setembro do ano que vem e haviam comprado no site da Iberia passagens para viajar no dia 19 e voltar em 1° de outubro.

"Seria a minha primeira viagem internacional. Minha noiva já foi à Disney e queria muito conhecer a Europa e a versão europeia do parque. O plano era irmos para Paris e ficarmos três dias em Madri", conta o brasiliense.

Ele diz que chegaram a olhar outras opções de viagem, pois achavam que a Europa estaria fora do orçamento. "Quando contei que iríamos conseguir ir para lá, ela nem acreditou. Mas depois que cancelaram as passagens, ficamos frustrados, ela chorou a noite toda."

PREÇO ERA EM DÓLAR, DIZ COMPANHIA AÉREA

Aos passageiros, a empresa alegou que o valor das passagens, na verdade, era em dólares, o que equivaleria a R$ 6.574 —bem acima até do preço médio fora da tarifa promocional, que fica em torno de R$ 3.000.

"O motivo do cancelamento é que a referida reserva incluía voos entre o Brasil e Paris que haviam sido carregados erroneamente com tarifas no valor de um décimo do seu preço real", diz a mensagem de cancelamento enviada pela companhia aos passageiros.

"Especificamente, a tarifa que ficou disponibilizada foi de US$ 118, quando o seu preço real é de US$ 1.180. Esses US$ 118 são um preço três ou quatro vezes menor do que a tarifa mais barata oferecida pela Iberia nas mesmas rotas, o que mostra o erro cometido."

"A justifica é constrangedora. É muito difícil encontrar para a tarifa econômica passagens para essa época do ano acima de R$ 4.000 ou R$ 5.000, é algo fora da realidade. Quando vi o valor da promoção da Iberia, achei que era dentro da realidade", diz Ferreira.

Parte dos passageiros também argumenta que o preço cobrado pelo bilhete da Iberia não era distante do que era ofertado em outras promoções recentes, como uma feita pela portuguesa TAP, que cobrava R$ 1.500 pelo mesmo destino.

Além disso, no site da própria Iberia apareciam tarifas para Madri por um valor próximo, de R$ 1.769.

A empresa também alegou que, se a tarifa fosse realmente promocional, ela teria feito uma campanha antecipada, mas que irá reembolsar integralmente os clientes afetados, tanto do Brasil quanto de outros países sul-americanos.

Um caso parecido ocorreu com passageiros que compraram passagens pela Gol em 2019. A Fundação Procon-São Paulo chegou a multar a companhia em R$ 3,5 milhões por "infringir o Código de Defesa do Consumidor (CDC)" durante uma promoção em que vendeu passagens por R$ 3,90.

Os passageiros dizem que já estão buscando órgãos de defesa do consumidor, como os Procons dos estados. Procurada pela Folha, a assessoria de comunicação da Iberia não havia se posicionado sobre o caso até a publicação deste texto.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), nas situações de descumprimento do contrato de transporte aéreo, os passageiros são orientados a primeiramente procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea. "Caso não fique satisfeito, recomenda-se que o passageiro registre uma reclamação na plataforma consumidor.gov.br."

Segundo a agência, as manifestações registradas nesse canal são analisadas em âmbito coletivo e eventuais indenizações por danos morais ou materiais devem ser acompanhadas por meio dos órgãos de defesa do consumidor.

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