Descrição de chapéu CRISE ENERGÉTICA

ONS reduz previsão de chuvas em hidrelétricas do Sudeste em dezembro

Operador espera precipitações equivalentes a 78% da média histórica e reservatórios em níveis menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marta Nogueira
Rio de Janeiro | Reuters

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) reduziu suas projeções de chuvas em dezembro para hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, onde estão as maiores usinas do país, além de prever reservatórios em níveis menores, apontou o boletim semanal do órgão nesta sexta-feira (10).

As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 78% da média histórica de dezembro na nova estimativa do ONS, ante 97% na previsão anterior. Já os reservatórios nessas regiões devem atingir 22,6% de sua capacidade até o fim do mês, versus projeção anterior de 25,7%.

Hidrelétrica de Itaipu, vista do lado paraguaio - Cesar Olmedo - 11.out.2021/Reuters

A redução desses indicadores é um sinal negativo, depois que os reservatórios de hidrelétricas passaram pela maior seca em mais de 90 anos no Brasil neste ano, demandando uma série de ações do governo para garantir o suprimento de energia, como a conexão de térmicas mais caras e importação de eletricidade.

O ONS previu ainda que as hidrelétricas no Nordeste receberão chuvas equivalentes a 82% da média histórica de dezembro, ante 77% na previsão anterior. Já as hidrelétricas no Sul receberão chuvas equivalentes a 32% da média histórica do mês, ante 41% na previsão anterior.

O ONS também vê queda de 0,6% na carga de energia elétrica no Brasil em dezembro, ante previsão de aumento de 0,9% na semana anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.