Descrição de chapéu BBC News Brasil mercado de trabalho

'Por que deixei meu emprego por outro com salário menor'

Com a pandemia, profissionais reavaliaram suas carreiras e explicam seus motivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Suzanne Bearne
BBC News Brasil

Assim como milhões de pessoas em todo o mundo, a pandemia estimulou Joe Flynn a reavaliar a carreira profissional dele.

O homem de 34 anos de Worcestershire, um condado na Inglaterra, havia passado 10 anos vendendo hipotecas. Mas, durante as restrições dos últimos 21 meses, ele começou a reavaliar o que queria fazer da vida.

"O setor de hipotecas para locação não era algo que eu sempre pensei em seguir, mas foi uma carreira que me proporcionou um forte desenvolvimento pessoal", diz ele.

"Percebi que, em vez disso, queria algo em que eu pudesse fazer a diferença. Algo que eu me importasse."

Joe Flynn diz que seu novo emprego é perfeito para quem é vegano - Joe Flynn/BBC Brasil

Inspirado por um trabalho voluntário feito anteriormente, Flynn encontrou um site chamado CharityJob, que lista as vagas no setor. Uma vaga na The Vegan Society chamou a atenção dele.

"Foi perfeito ser vegano durante oito anos", diz ele.

Agora, com três meses em sua função gerencial, Flynn está entusiasmado com o novo empregador. "Todo mundo é muito apaixonado aqui e quer impulsionar a organização. É realmente motivador".

No entanto, ele admite que aceitar uma "redução significativa no salário" o fez se questionar se era a atitude correta. "Mas pensei sobre minha ética e o que quero fazer", diz ele.

"Achei que iria me arrepender para sempre de não ter aproveitado a oportunidade. Você não pode colocar um valor na satisfação no trabalho quando está lidando com uma organização cujas moral e ética se alinham com as suas."

Com mais foco do que nunca em tópicos como mudanças climáticas, sustentabilidade e igualdade, as gerações mais jovens em particular estão mais empenhadas em encontrar uma carreira com um impacto social positivo.

Jogue a pandemia nessa mistura e a tendência para uma carreira orientada com propostas sociais acelerou.

Trabalhar em casa fez muitas pessoas perceberem que a única coisa de que gostavam em seu trabalho era socializar com os colegas - Getty Images/BBC Brasil

Sete em cada 10 pessoas dizem que o coronavírus as fizeram reavaliar sua carreira, de acordo com um novo relatório da Escape the City, uma organização que ajuda as pessoas a deixar o setor corporativo.

O estudo também descobriu que 89% dos entrevistados agora "queriam uma carreira com um forte senso de propósito". No mundo pré Covid-19, esse número era de 71%.

Skye Robertson, chefe de operações da Escape the City, diz que a pandemia mudou o desejo das pessoas por suas carreiras.

Skye Robertson diz que é possível encontrar um novo emprego que tenha um impacto positivo, sem corte de salário - Skye Robertson/BBC Brasil

"Tem sido um período de reflexão para as pessoas pensarem sobre suas vidas e trabalhos, e o que é importante para elas", afirma. "As pessoas estão migrando para carreiras com propósito."

Robertson acrescenta que, como muitas pessoas se acostumaram a trabalhar em casa desde março de 2020, o aspecto social que mantinha muitos trabalhadores presos aos seus empregos enfraqueceu significativamente.

Habiba Islam é consultor de carreira da 80.000 Horas, uma ONG que fornece informações sobre como os indivíduos podem causar o maior impacto social durante sua vida profissional.

"Para a maioria das pessoas, a carreira delas é a melhor maneira de causar um impacto positivo", diz ela. "A pandemia e as mudanças que ela fez para funcionar levaram as pessoas a pensar mais sobre a escolha de carreira e o que querem fazer."

"Mas havia outros fatores em jogo. O outro aspecto é enfrentar uma catástrofe global. Isso volta a atenção das pessoas para problemas mundiais maiores, pensando que talvez pudessem estar trabalhando para prevenir a próxima Covid, por exemplo", acrescenta.

Habiba Islam trabalha no 80.000 Horas, que ajuda as pessoas a encontrarem empregos que podem ajudar a sociedade e os problemas do mundo - Habiba Islam/BBC Brasil

Yasmina Kone, de 27 anos, gerenciava o recrutamento de graduados em um escritório de advocacia quando a Covid-19 surgiu.

"A pandemia foi uma época interessante", diz ela. "Passava muito tempo sentada atrás de uma tela, e isso me fez focar em quem estava se beneficiando com meu trabalho e como eu estava usando minhas habilidades.

"Houve um sofrimento generalizado como resultado da pandemia e comecei a perceber que queria ter um impacto mais direto nas comunidades vulneráveis".

Então, em maio de 2021, Kone deixou o emprego para se tornar gerente na Beam, uma empresa social que ajuda moradores de rua a encontrar empregos.

Ela diz que seu novo papel tem sido motivador quando o mundo parece "um lugar escuro.Agora, estou mudando a vida das pessoas".

Kone admite que aceitou uma redução no salário pelo cargo. No entanto, ela diz que valeu a pena.

"Todos os dias, eu ajudo as pessoas. Isso é uma motivação mental, além de férias ilimitadas e opções de compartilhamento."

Robertson insiste que é possível uma pessoa mudar para um emprego mais socialmente relevante sem ter que ver seu salário cair.

"Ouvimos pessoas dizerem que há um 'imposto moral' (quando se deixa um emprego corporativo por outro com um propósito), com cortes massivos de salários ou tendo que trabalhar em uma instituição de caridade, mas esse não é mais o caso", diz Robertson.

Ela aponta para o crescimento dos chamados negócios "B Corps" —empresas de todos os tamanhos que se comprometeram a equilibrar o lucro com um propósito e a considerar seu impacto na comunidade em geral e no meio ambiente.

"Existem agora centenas de B Corps oferecendo carreiras com propósito", diz Robertson.

Para aqueles que estão reavaliando suas carreiras, Islam recomenda explorar qual problema social você mais se preocupa e deseja trabalhar, e quais são suas habilidades específicas.

"Por exemplo, talvez você possa trabalhar em pesquisa para ajudar a fazer avanços em um determinado campo. Ou trabalhar no governo ou na política. Também há a possibilidade de atuar em uma organização sem fins lucrativos", diz ela.

"Há uma variedade de empregos diferentes, de comunicação a liderança, empreendedorismo e ou até mesmo a criação de uma organização sem fins lucrativos. Veja o que uma carreira gratificante e de alto impacto podem significar para você. Todo mundo tem prioridades diferentes dependendo da localização, finanças e fatores pessoais."

​Rachel Abraham acrescenta que "depois de um ano tão turbulento em 2020", ela "ficou refletindo sobre o que considera importante na vida".

Trabalhando com marketing, a jovem de 27 anos de Liverpool, diz que "não queria mais gerar soluções apenas para os negócios".

Abraham acrescenta: "Eu queria aplicar minhas habilidades em uma causa mais moralmente centrada. Eu sabia que queria trabalhar para uma instituição de caridade que prioriza e defende o bem-estar mental positivo, especialmente com jovens."

Então, ela ingressou na iheart, uma instituição de caridade de educação em saúde mental infantil, como gerente de marketing, em agosto de 2021.

"Trabalhando para uma instituição de caridade, as pessoas são muito mais legais e as interações diárias são gratificantes. Especialmente quando você está recebendo feedback de crianças que estão se sentindo muito mais confiantes", diz ela.

Abraham acrescenta que é uma satisfação imediata no trabalho. "Você não está colocando centavos no bolso de uma pessoa desconhecida. Há um propósito maior."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.