Presidente de empresa que demitiu 900 pelo Zoom é afastado: 'Efeito imediato'

Companhia afirma que contratou empresa terceirizada para fazer avaliação cultural e de liderança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O presidente-executivo da Better.com, Vishal Garg, que demitiu 900 funcionários durante uma reunião via Zoom na semana passada, foi afastado da companhia "com efeito imediato", comunicou a empresa.

O comunicado foi enviado na manhã de hoje para os funcionários, em um email divulgado pelo site Vice. Nesta semana, Garg, que já colecionava críticas por parte de funcionários, havia se desculpado pelo jeito como conduziu a demissão. "Se você está nesta teleconferência, você faz parte do grupo azarado que está sendo demitido", disse Garg ao começar a reunião. A abordagem recebeu inúmeras críticas pela frieza e desrespeito, especialmente perto do Natal.

"Vishal será afastado temporariamente, com efeito imediato. Durante esse período intermediário, Kevin Ryan, como diretor financeiro, administrará as decisões do dia a dia da empresa e se reportará ao Conselho. Além disso, o Conselho contratou uma empresa terceirizada independente para fazer uma avaliação cultural e de liderança", informa o comunicado enviado pela Better.com.

0
Vishal Garg, presidente-executivo da empresa imobiliária Better.com - LinkedIn

O termo "efeito imediato" foi o mesmo usado pelo presidente-executivo na teleconferência onde ele anunciou as demissões. "Seu contrato aqui foi rescindido. Com efeito imediato", declarou ele.

Garg divulgou uma nota se desculpando pela forma como conduziu a reunião.

"Quero me desculpar pela maneira como lidei com as dispensas na semana passada. Eu falhei em mostrar o respeito e apreço adequados pelos indivíduos que eram afetados e por suas contribuições para a Better.com. Tenho a responsabilidade de realizar as demissões, mas ao comunicá-las, errei na execução", diz ele na nota, de terça-feira (7).

No comunicado, ele afirma ainda que "a forma como comunicou a notícia agravou ainda mais uma situação difícil". "Estou empenhado em aprender com esta situação e fazer mais para ser o líder que vocês esperam que eu seja", escreve ele.

Dentre as razões por trás das demissões, o executivo citou baixo desempenho e produtividade da equipe. Chegou a alegar que os seus funcionários estariam "roubando colegas e clientes" e que trabalhavam "apenas duas horas por dia".

Um dos funcionários demitidos, com mais de 20 anos de empresa, classificou o momento como "surreal". "Foi uma daquelas coisas que você não acredita que vai acontecer", disse Christian Chapman.

Em entrevista à CNN Business, Chapman disse que Garg nem esperou todos os funcionários se logarem e anunciou a demissão em massa em apenas 3 minutos. "Eu tenho 5 filhos, eles estão na escola particular. Precisei ligar para a minha mulher e explicar o que aconteceu, mas eu não entendia o que estava ocorrendo", afirmou o ex-funcionário da empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.