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Influenciadora chinesa some de plataforma após ser multada em R$ 1 bi

Celebridade é acusada pelo governo de esconder renda de vendas pela internet

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Eleanor Olcott
Londres | Financial Times

A maior celebridade das compras online na China desapareceu da plataforma comercial Taobao, do grupo Alibaba, depois que autoridades a multaram por evasão fiscal.

O desaparecimento de Huang Wei, conhecida online como Viya, representa um golpe no esforço da gigante do comércio eletrônico para dominar o mercado crescente de compras ao vivo.

Viya teve sua conta na Taobao fechada depois de ser multada em 1,34 bilhão de yuans (R$ 1,14 bilhão) pelo departamento de impostos da cidade de Hangzhou na segunda-feira (20), por declarar receitas menores obtidas com a promoção de produtos a seus 13 milhões de seguidores online.

A influencer Huang Wei, também conhecida como Viya, fala em evento em Boao, na China - CNS - 20.abr.2021/AFP

Com a suspensão de Viya, a Taobao perdeu sua principal competitividade no comércio em streaming ao vivo, disse Li Chengdong, diretor do Haitun, um grupo de análise sobre internet. Segundo Li, muitos compradores sintonizam a plataforma de compras ao vivo da Taobao só para comprar produtos recomendados pela influenciadora.

Viya escreveu em um comunicado na segunda que se sente "profundamente arrependida" e que vai cooperar com todas as multas e punições.

O fechamento da conta de Viya também elimina um importante canal de marketing para marcas ocidentais como Tesla e Procter & Gamble, que contrataram a estrela para promover seus produtos no mercado chinês.

Para o Alibaba, a suspensão acompanha a queda de receitas em seu principal negócio de ecommerce diante de aumento de concorrentes como Pinduoduo, Douyin e Kuaishou.

O Alibaba conta com um punhado de celebridades da internet como Viya e o "rei do batom" Austin Li, que foram treinados em escolas de celebridades da internet –ou "wanghong"– e têm o apoio de agências de talentos profissionais.

Viya e Li venderam em conjunto 19 bilhões de yuans (R$ 16,15 bilhões) em produtos durante o Dia dos Solteiros deste ano, o equivalente chinês à Black Friday.

"O streaming ao vivo representa o futuro do comércio eletrônico, e a Taobao corre o risco de ser dominada pela Douyin e a Kuaishou" sem a atração dessas celebridades, disse Li.

A PingAn Securities prevê que o valor dos produtos vendidos por streaming ao vivo duplicará este ano, para 2 trilhões de yuans, enquanto as compras online mais tradicionais crescem a 15%.

"É muito improvável que Viya volte à Taobao depois de ter sua conta fechada", disse Li, indicando que outra grande influenciadora, Zhu Chenhui, conhecida online como Xueli Cherie, não voltou ao livestreaming depois de receber uma multa semelhante em novembro.

Viya é o caso mais destacado de uma celebridade ser apagada da internet enquanto as autoridades tentam eliminar o mau comportamento online e aplicar a visão do presidente Xi Jinping do ciberespaço como um "jardim espiritual".

O órgão de vigilância da internet na China, a Administração do Ciberespaço, anunciou na semana passada que derrubou 20 mil contas de influenciadores este ano por "disseminarem conteúdo enganoso e poluir o ambiente da internet". Entre as ofensas citadas estão desrespeito à história chinesa, evasão fiscal e publicação de conteúdo pornográfico e incendiário.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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