Descrição de chapéu Bradesco alimentação

Ruralistas marcam churrascos no Bradesco após vídeo contra carne

Banco tirou das redes material com dicas para consumidor tomar atitudes sustentáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Entidades ligadas ao agronegócio estão marcando churrascos nas portas de agências do Bradesco para a próxima segunda-feira (3), em protesto contra um vídeo veiculado nas redes sociais na última semana, em que influenciadoras recomendam a redução do consumo de carne e associam a prática a um aplicativo do banco que calcula pegadas de carbono.

O vídeo, que o banco tirou das redes no último dia 23, dá dicas de como o consumidor pode tomar atitudes mais sustentáveis, para reduzir o seu impacto individual nas emissões de gases de efeito estufa.

No material, as influenciadoras dizem que a primeira atitude que o consumidor pode tomar é diminuir o consumo de carne, optando por pratos vegetarianos uma vez por semana —movimento que ficou conhecido como "Segunda sem Carne".

"A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?", diz uma delas.

O vídeo provocou críticas de parlamentares que defendem pautas do agronegócio, de empresários do setor e de entidades. O banco, então, divulgou, no dia 24, uma carta aberta ao agronegócio, em que procurou se desvincular do conteúdo e disse que tomaria ações administrativas internas severas por conta do ocorrido.

"Nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca. Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina", diz a carta do banco.

Em protesto, sindicatos rurais lançaram um movimento que estão chamando de "Segunda com Carne".

De roupas brancas, três mulheres aparecem em vídeo do Bradesco, sugerindo reduzir consumo de carne
Em vídeo do Bradesco, influenciadoras sugerem reduzir consumo de carne - @JoseMedeirosMT no Twitter

O Sindicato Rural de Cuiabá marcou um churrasco na porta de uma agência do banco, no centro da capital de Mato Grosso. O protesto tem o apoio da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), da Nelore Mato Grosso e da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Segundo o sindicato, os modelos de produção da agropecuária brasileira utilizam práticas sustentáveis, pastagens produtivas e integrações para a criação de bovinos, que contribuem positivamente para a questão das emissões de carbono.

"Não podemos admitir ações que denigram o trabalho da pecuária brasileira (...) por isso não concordamos com a desinformação propagada pelo Bradesco", diz a entidade, por meio de nota.

Já a Acrimat emitiu uma nota repudiando tanto o vídeo quanto a postura do banco, "que emitiu um comunicado se isentando de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e reiterando sua confiança e apoio ao setor".

"Ocorre que o próprio Bradesco, em um dos seus aplicativos, também estimula a redução do consumo de proteína animal com a desculpa de se reduzir a emissão de carbono. Ora, se somos uma das cadeias mais importantes para a economia, como o próprio Bradesco atua com essas duas versões?", questiona a entidade.

O Sindicato Rural de Araguaína (TO) também agendou um churrasco em protesto ao vídeo do banco para a próxima segunda-feira, que irá ocorrer na porta da agência do banco no centro da cidade. "Segunda com carne bovina. Bradesco, respeite o pecuarista", diz o anúncio.

Além dos protestos, empresas do setor dizem que estão deixando de ser clientes do banco. A Estância Bahia Leilões, do empresário Maurício Cardoso Tonhá, divulgou no Facebook que deixou de ter conta no Bradesco após a divulgação do material, que considerou um "ataque desnecessário que trabalha contra o setor."

"Em respeito à pecuária brasileira e indignados com o ato de insanidade do Bradesco, que viola os nossos mais de 40 anos de relacionamento bancário, retiramos 100% de nossa movimentação financeira da instituição", diz o empresário, em nota divulgada nas redes sociais.

Na quinta-feira (30), o banco disse que não iria se pronunciar além da carta aberta divulgada na última semana. Procurada novamente nesta sexta, a instituição afirmou, por meio de nota, que o Bradesco é o maior banco privado do agronegócio.

"Foram a Pecplan e a Fundação Bradesco, com o apoio de seus técnicos, que implantaram e capacitaram milhares de agropecuaristas a fazer inseminação artificial, ajudando a agropecuária a chegar ao atual e reconhecido nível de excelência mundial."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.