Descrição de chapéu

Tempestade perfeita no campo provoca queda recorde do PIB da agropecuária

Crise hídrica, geadas e produtividade menor provocam recuo de 9% no desempenho do setor no terceiro trimestre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mauro Zafalon

Responsável pela coluna Vaivém das Commodities, é formado em jornalismo e em ciências sociais.

A agropecuária prometia dar um novo impulso ao PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, mas chega ao terceiro trimestre como um dos principais entraves ao crescimento geral da economia.

O setor tem uma queda recorde de 9% para esse período, em relação ao terceiro trimestre de 2020, e acumula recuo de 0,1% no ano.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (2). O instituto mostra que o PIB geral cresceu 4% de julho a setembro, em relação a igual período do ano passado.

O resultado da agropecuária é ruim porque o setor viveu uma tempestade perfeita nesta safra. No setor agrícola, plantio atrasado, crise hídrica e geadas impediram a supersafra esperada para 2021.

Gado - Martín Zabala - 19.mai.2021/Xinhua

Ao contrário, o setor termina o período da safra 2020/21 com apenas 251 milhões de toneladas de grãos, nos números do IBGE.

A pecuária, outro setor importante na formação do PIB, também não teve seus melhores dias. Os dados mais recentes do IBGE indicam que os abates de bovinos deste terceiro trimestre foram 11% inferiores aos de igual período do ano passado.

Além de ser afetada pela seca, a pecuária teve uma forte redução de animais para abate, o que elevou os preços internos, ajudados ainda pela demanda chinesa.

A captação de leite caiu 5,1% no trimestre, e a produção de ovos, um substituo às carnes, recuou 2,5%. Já os setores de suinocultura e de avicultura, incentivados pelas exportações, aumentaram os abates no período.

A seca e as diversas geadas que afetaram as lavouras frustraram a perspectiva de uma grande safra, principalmente nos produtos de inverno. Com isso, acabaram afetando o desempenho do PIB agropecuário neste terceiro trimestre.

O milho foi um dos principais destaques nessa quebra, com redução de 21% na produção no período da safrinha, a de maior volume para o país. Isso reduziu a safra total do ano em 17 milhões de toneladas, em relação à anterior, conforme os números do IBGE.

A redução de 32% na produção de café arábica também pesou muito na formação do PIB agrícola. A cultura, além de ser afetada por geadas, o que deverá refletir ainda mais na safra de 2022, passou pela bienalidade negativa. Ou seja, após uma safra abundante, como foi a de 2020, as árvores perdem força e produzem menos no ano seguinte.

O grande problema da safra deste ano foi a perda de produtividade. No caso do milho semeado na safrinha, a redução foi de 26,5%, enquanto a produtividade do café arábica recuou 28,5%.

O algodão, outro importante componente da safra agrícola neste período do ano, teve uma redução de 17% na produção e de 2% na produtividade. O volume colhido foi reduzido para 5,85 milhões de toneladas do produto em caroço.

A cana-de-açúcar, também afetada por seca e por geadas, teve uma perda de 7,6% na produção, que recuou para 626 milhões de toneladas, e de 5,2% na produtividade.

Já a laranja, conforme as previsões feitas em outubro pelo IBGE, perde 14% na produtividade e no volume produzido.

O destaque positivo neste período do ano ficou para o trigo, cuja produção deverá atingir 7,83 milhões de toneladas, 26% a mais do que em 2020.

O PIB agropecuário ficará distante da projeção de 3%, prevista no início do ano. O quarto trimestre não tem nenhum fator de peso como influência positiva, à exceção dos setores de carnes suína e de aves.

O consumo interno e as exportações dessas duas proteínas devem melhorar neste quarto trimestre, devido à demanda do final de ano, mas o setor de bovinos continua com restrições na oferta.

A agropecuária conseguiu uma participação importante de 6,8% na formação do PIB brasileiro em 2020. Esse percentual, porém, não deverá ser mantido em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.