Veja o novo calendário da prova de vida do INSS

Bloqueio conforme o mês de aniversário só começa a partir de julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou novamente os prazos para aposentados, pensionistas e outros beneficiários fazerem a prova de vida anual e só vai começar a bloquear benefícios que estiverem sem comprovação no mês de aniversário a partir de julho de 2022.

Foi definido um novo calendário para os beneficiários que não realizaram o procedimento entre 2020 e 2021, com vencimentos de fevereiro a junho de 2022. A nova portaria do INSS também adia os bloqueios conforme o mês do aniversário do aposentado, tema que estava em discussão entre os bancos e o INSS.

"A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022", informa a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta terça (28).

Antes da prorrogação, o INSS previa suspender, a partir de fevereiro, benefícios com provas de vida vencidas em janeiro de 2022, inclusive para aniversariantes de janeiro.

Veja o novo calendário para quem está com a prova de vida vencida

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro/2020 Fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021 Março/2022
Julho e agosto/2021 Abril/2022
Setembro e outubro/2021 Maio/2022
Novembro e dezembro/2021 Junho/2022

O INSS estabelece ainda que as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento ficam autorizadas a fazer a atualização cadastral no mês anterior ao do aniversário do titular do benefício.

Segundo o órgão, cerca de 36 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida anualmente. O procedimento deve ser feito por todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Até outubro, 3.313.845 segurados no país ainda precisavam realizar a prova de vida.

Mão de madeira com celular que está aberto no app Meu INSS. Prova de vida digital pode ser feita pelo Meu INSS para beneficiários que têm biometria cadastrada no Denatran e no TSE
Prova de vida digital pode ser feita pelo app Meu INSS para beneficiários que têm biometria cadastrada no Denatran e no TSE - Gabriel Cabral/Folhapress

Mesmo sem ser obrigatório, recadastramento pode ser feito

Os bancos oferecem a opção de realizar a prova de vida em caixas eletrônicos com uso de biometria (para quem tem cadastro da leitura da palma da mão ou da digital), pessoalmente nas agências e pelos aplicativos oficiais (em algumas instituições).

Quem tem biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode fazer a prova de vida digital pelo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção podem solicitar visita em domicílio ou em local informado.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. Há ainda a opção de fazer o procedimento com procurador previamente cadastrado no órgão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.