Descrição de chapéu Mercado imobiliário

XP investe em startup da Direcional e entra no mercado de crédito imobiliário

Fintech Direto atua na concessão de empréstimos e na modalidade em que o imóvel vai como garantia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Direcional Engenharia e a XP Inc. assinaram nesta quinta-feira (9) um acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto. O acordo marca a entrada da XP no negócio criado pelo Grupo Direcional com aquisição de 49,9% do capital.

A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais está a aprovação da negociação pelo Cade (Conselho de Administração Econômica). Os valores não foram divulgados.

"Esse deal [acordo] marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional", disse José Berenguer, presidente executivo do Banco XP, em nota.

José Berenguer, presidente do Banco XP
José Berenguer, presidente do Banco XP - Divulgação

Com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte (MG), a Direto ofertará três soluções iniciais complementares. A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas.

Outra frente de atuação será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo. Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.

Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes, mapeando a origem deles, e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito. A XP tratará da estruturação de soluções de funding, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas tecnológicas de relacionamento e jornada de atendimento.

"Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar", afirmou Ricardo Couto, executivo da Direto.

"De um lado, temos adquirentes ou proprietários de imóveis e, de outro, empresas do setor em busca de recursos para seus empreendimentos, além de investidores em busca de oportunidades seguras, com garantia imobiliária. E nós os aproximaremos de uma maneira inovadora", disse Ricardo Ribeiro, presidente da Direcional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.