Descrição de chapéu Banco Central

Veja como recuperar o dinheiro esquecido nos bancos

26 milhões de consumidores e 1,9 milhão de empresas têm valores a receber do BC

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São Paulo

A maior parte do dinheiro que começou a ser liberado pelo Banco Central foi esquecida por pessoas físicas, e não por empresas. Dos 27,9 milhões de beneficiários que poderão ter acesso aos valores na primeira etapa de pagamentos, 26 milhões são de CPFs e 1,9 milhão é de titulares de CNPJs. O número de pessoas físicas corresponde a 93% do total.

A ferramenta SVR (Sistema de Valores a Receber), que precisou ser retirada do ar após travar o site do Banco Central pela alta procura, reúne R$ 3,9 bilhões na primeira etapa de devolução. São exemplos: valores esquecidos em contas bancárias, pagos por cooperativas ou por consórcios ou ainda tarifas e taxas cobradas indevidamente por bancos e instituições financeiras.

O BC divulgou que há, no total, R$ 8 bilhões que podem ser recuperados.

Após um alto número de acessos que desestabilizou o site, as consultas ao SVR foram suspensas e a ferramenta voltou ao ar na noite de 13 de fevereiro, em site exclusivo (valoresareceber.bcb.gov.br).

A partir de agora, quem realizar a consulta saberá se tem dinheiro a receber ou não. O sistema informa a data em que o cidadão deverá voltar para solicitar a transferência do valor para sua conta. As transferências poderão ser solicitadas apenas a partir de 7 de março de 2022, na data informada pelo sistema, conforme o calendário abaixo:

Ordem de liberação das transferências

Nessas datas quem tem dinheiro a receber saberá quanto poderá sacar

Data de nascimento (pessoa física) ou de criação da empresa Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/mar
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/mar
Após 1983 21 a 25/3 26/mar
Valores podem ser consultados no site do Bacen - Gabriel Cabral/Folhapress

Tire dúvidas sobre o dinheiro a ser resgatado

Por quais motivos há dinheiro esquecido nos bancos?

Veja a origem dos valores da primeira etapa de liberações:

  • contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
  • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em termo de compromisso assinado pelo banco com o BC
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados

Posso consultar meu saldo em qualquer banco em que tive conta?

O Banco Central unificou a consulta sobre dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras na nova ferramenta chamada Sistema de Valores a Receber, que será disponibilizada em site exclusivo (valoresareceber.bcb.gov.br). O SVR reúne todos os saldos que o cidadão possa ter em diferentes bancos supervisionados pelo Banco Central —por isso, exclui aqueles que faliram. As consultas também são referentes aos valores esquecidos ou devidos pelos bancos e instituições a partir de 2001.

Por que não consigo consultar meu saldo ou resgatar o dinheiro?

Devido à alta demanda, as consultas ao SVR foram suspensas e serão retomadas no dia 14 de fevereiro, em site próprio. O BC afirma que a capacidade de atendimento da ferramenta está sendo ampliada para atender os cidadãos com estabilidade.

Quantas pessoas já consultaram se têm dinheiro a receber?

No primeiro dia de consulta, antes de o sistema sair do ar, 79 mil pessoas consultaram o SVR e 8,5 mil solicitaram o resgate do dinheiro, totalizando cerca de R$ 900 mil.

Qual o prazo para receber o dinheiro?

Os bancos têm 12 dias úteis para devolver os valores, a partir da solicitação do resgate, que poderá ser agendada a partir de 7 de março de 2022.

Como é feito o pagamento?

Após acessar o site do Valores a Receber, checar o saldo e solicitar a transferência para seu banco, a solicitação de pagamento pode ser feita via Pix. Os bancos que não assinaram um termo de compromisso do BC podem também pagar via TED ou DOC, na mesma conta onde o cliente tem o Pix registrado. Se o recebedor não possuir chave Pix, deve entrar em contato com o banco para informar seus dados bancários.

Que valores serão devolvidos na segunda fase do serviço?

As próximas etapas do SVR serão avaliadas após o início da primeira fase, segundo o Banco Central. Inicialmente, o banco divulgou que na segunda etapa de liberações, que deve ocorrer ainda em 2022, serão disponibilizados também os valores de tarifas e parcelas cobradas indevidamente em operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. Também devem entrar valores de contas de corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, finalizadas com saldo.

Quando a ferramenta foi anunciada?

O SVR foi divulgado em junho de 2021, e o lançamento era previsto para dezembro do mesmo ano.

O que fazer se o valor não for pago?

Os bancos são os responsáveis pelos valores e devem ser consultados em caso de reclamação. O BC também disponibiliza um canal para reclamações.

O que fazer em caso de dúvidas?

O Banco Central atende o público por meio do número 145 (há custo de ligação local na chamada). Instituições financeiras podem tirar dúvidas sobre o serviço pelo email valoresareceber@bcb.gov.br.

Como funcionam consulta e a transferência

Para consultar se há saldo disponível a ser resgatado, é preciso acessar o novo site do SVR (valoresareceber.bcb.gov.br). A consulta para saber se tem dinheiro ou não para receber é feita com o número do CPF e a data de nascimento, no caso das pessoas físicas, ou do CNPJ e da data de criação da empresa, nas jurídicas.

Além de mudar o endereço de acesso, o BC alterou também a forma de login. Não será mais possível realizar a consulta pelo Registrato, sistema usado para a consulta a informações financeiras pessoais como empréstimos e financiamentos contratados, cheques devolvidos e lista de chaves Pix cadastradas.

No dia marcado pelo Banco Central para pedir a transferência do valor, a consulta ao sistema exigirá que o interessado possua login na plataforma gov.br com nível de segurança prata ou ouro. O governo disponibiliza três níveis diferentes de segurança para os cidadãos: bronze, prata ou ouro. Todos dão acesso aos serviços digitais do governo, mas os dois últimos permitem utilizar serviços públicos que precisam de maior grau de segurança e por isso são exigidos para acesso ao SVR.

O nível prata requer que o usuário tenha validado seus dados via internet banking de um banco credenciado ou tenha cadastro de biometria facial para conferência de foto nas bases da CNH (Carteira de Nacional de Habilitação). Há ainda a opção de ter este nível de segurança se o usuário for servidor público federal e possuir acesso ao sistema do governo federal Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas).

O nível ouro, por sua vez, exige que o usuário tenha feito validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral ou tenha optado pela validação de seus dados com certificado digital compatível com ICP-Brasil, que funciona como um documento de identidade virtual e permite assinatura digital de documentos.

Veja o passo a passo para ter acesso aos valores

1) Consulte se possui valores a receber

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Informe seu CPF ou CNPJ
  • Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março
  • Ainda não será possível saber o valor que poderá ser resgatado

2) Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br

  • Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store). Será exigido um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato

Crie ou atualize seu login

  • Clique em https://acesso.gov.br e insira seu CPF; também é possível realizar esse passo baixando o aplicativo do sistema gov.br em celulares com sistema operacional Android e iOS
  • Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar

Como aumentar o nível de segurança da conta

  • Logue em sua conta no portal gov.br com seu CPF e senha cadastrada
  • No menu em lista, clique na opção "Privacidade" e, em seguida, em "Gerenciar lista de selos de confiabilidade"
  • Na página de autorização de uso de dados pessoais, clique em "Autorizar"
  • Na página aberta, aparecerá o nível de segurança atual de sua conta. A maioria das contas são criadas com nível bronze
  • A página exibirá a lista de opções para "adquirir novas confiabilidades do gov.br", ou seja, aumentar a segurança da sua conta. Algumas alternativas, como a validação facial pelo Denatran para obter nível prata, exigem que o usuário tenha cadastrado a biometria em outras bases de dados do governo
  • Quem possui conta em banco pode adquirir o nível prata por meio do cadastro validado via internet banking. Dessa forma, a plataforma do governo confirmará seus dados pelo login na instituição financeira. Nesse caso, após clicar em "Cadastro via Internet Banking do [nome do banco]", siga os passos do seu banco para acessar sua conta

Como atualizar o perfil Gov.br pelo internet banking

Também é possível acessar diretamente a conta gov.br através do login bancário, automaticamente garantindo a validação dos dados e obtenção do nível prata de segurança:

  • Acesse https://acesso.gov.br e, em "Outras opções de identificação", clique em "Seu banco"
  • No pop up de "Bancos credenciados", selecione o seu banco

Se o usuário for cliente do Bradesco, por exemplo, os passos seguintes para obtenção do nível prata através da conta bancária serão, segundo o banco:

  • Clique em "Continuar" na página em que aparece a mensagem "O site Gov.br quer acessar algumas informações de seu perfil"
  • Em seguida, informe os dados da conta bancária, como agência e número
  • Acesse o aplicativo do Bradesco e selecione "Chave de Segurança"
  • Em seguida, selecione "Validação digital"
  • Escaneie o QR Code e digite o código de oito dígitos gerado no aplicativo
  • Digite a senha do internet banking
  • Na página de autorização, leia o termo de consentimento e clique em "Autorizar"
  • Aparecerá a mensagem "Autorização efetuada" e o usuário será direcionado para o site Gov.br.

3) Descubra quanto você tem para resgatar e peça a transferência do dinheiro na data agendada

  • No dia definido pelo sistema do Banco Central, volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Será necessário logar no SVR com sua conta gov.br nível prata ou ouro
  • Acesse o sistema, descubra o valor disponível e solicite a transferência, informando uma chave Pix
  • Se solicitar o resgate sem informar uma chave Pix, o usuário deverá ser contatado pelo banco em que optou receber o dinheiro para informar os dados da transferência via TED ou DOC. Atenção: o banco não pedirá senhas
  • Se a data não for respeitada, será preciso voltar na data da repescagem definida pelo Banco Central

4) Receba o dinheiro

O dinheiro deve ser depositado via Pix, TED ou DOC pelo banco em até 12 dias úteis

Os bancos são os responsáveis pelos valores e devem ser consultados em caso de reclamação. O BC também disponibiliza um canal para reclamações e atende o público por meio do número 145 (há custo de ligação local na chamada). Instituições financeiras podem tirar dúvidas sobre o serviço pelo email valoresareceber@bcb.gov.br.

Segundo o BC, aqueles que não conseguirem solicitar a devolução dos valores não precisam se preocupar. "Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução", comunicou o banco no novo site.

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