Amazon e Stellantis fazem parceria em carros e vans elétricas

Acordos expandem esforços da varejista para obter melhor posição na indústria de transporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joseph White Gilles Guillaume Abhijith Ganapavaram
Londres | Reuters

Amazon e Stellantis anunciaram nesta quarta-feira (5) parceria no desenvolvimento de veículos com software da Amazon nos painéis e para implantação de vans elétricas da Stellantis na rede logística da varejista.

Os acordos expandem os esforços da Amazon para obter uma posição maior na indústria de transporte e podem ajudar a Stellantis a reduzir a distância que a separa da Tesla no desenvolvimento de veículos com recursos de entretenimento informativo sofisticados e baseados em software, que estão conectados à internet.

Amazon e Stellantis disseram que trabalharão juntas para desenvolver software para os sistemas de entretenimento do "cockpit digital" dos veículos Stellantis que começarão a ser lançados em 2024. A Stellantis disse que usará a tecnologia Alexa, da Amazon, nos recursos controlados por voz, "navegação, manutenção de veículos, mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento".

Logotipo da  Amazon na fachada de centro de distribuição da empresa em Nova York
Logotipo da Amazon na fachada de centro de distribuição da empresa em Nova York - Brendan McDermid -25.nov.2020/Reuters

Como parte da parceria, a Stellantis usará a Amazon como seu "provedor de computação em nuvem preferencial", necessária para a conectividade dos veículos.

Em um acordo separado, a Stellantis afirmou que a Amazon será o primeiro cliente da nova linha de vans elétricas da companhia, que tem lançamento previsto para 2023. As empresas disseram que planejam colocar milhares de unidades do modelo em utilização todos os anos.

A Amazon tem um acordo anterior com a startup Rivian Automotive para comprar até 100 mil vans elétricas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.