Descrição de chapéu Banco Central Selic juros

Atividade econômica do Brasil cresce em novembro no ritmo mais forte desde fevereiro, aponta BC

Índice registrou alta de 0,43% na comparação com novembro de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

A atividade econômica brasileira voltou a crescer em novembro depois de quatro quedas seguidas e no ritmo mais forte desde fevereiro, apontando para alguma retomada no fim de 2021, de acordo com dados do Banco Central.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) teve alta de 0,69% em novembro na comparação com outubro, segundo dado dessazonalizado informado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17).

O resultado foi o primeiro no azul desde junho, e o mais forte desde a alta de 1,67% vista em fevereiro de 2021. O dado de novembro ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,65%.

O BC ainda revisou para cima o resultado de outubro para uma queda de 0,28%, de recuo de 0,4% informando anteriormente.

Fachada do prédio do Banco Central em Brasília - Antonio Molina - 11.jan.2022/Folhapress

Apesar do resultado positivo em novembro, os dados do IBC-Br mostram um vaivém no desempenho econômico, com cinco meses apresentando resultado positivo e seis, com quedas mensais.

Na comparação setembro de 2020, o IBC-Br registrou alta de 0,43%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 4,30%, de acordo com números observados.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 favoreceu a economia brasileira, principalmente o setor de serviços, mas o cenário vem sendo impactado pela inflação muito elevada, que levou o BC a intensificar o aumento dos juros, levando a Selic aos atuais 9,25%, o que restringe o crescimento.

O IPCA fechou 2021 com alta acumulada de 10,06%, estourando com força o teto do objetivo oficial, que era de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Isso em meio a interrupções na cadeia de oferta global e falta de matéria-prima, alguns dos motivos que levaram a indústria nacional a apresentar queda de produção em novembro pelo sexto mês seguido.

Mas os últimos dados de varejo e serviço ajudaram a melhorar a perspectiva para o fim de 2021.

As vendas de supermercados ajudaram o varejo no Brasil a registrar crescimento inesperado em novembro de 0,6%, enquanto o volume de serviços avançou 2,4%, muito mais do que o esperado.

A pesquisa Focus realizada pelo BC com uma centena de economistas aponta que a expectativa é de que o PIB tenha crescido 4,50% em 2021, indo a 0,29% em 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.