Descrição de chapéu Aeroin

Avião da Rolls-Royce é aeronave elétrica mais rápida do mundo; veja vídeo

Spirit of Innovation chegou a 555,9 km/h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
Aeroin

O avião Spirit of Innovation (espírito de inovação), da Rolls-Royce, se tornou oficialmente a aeronave totalmente elétrica mais rápida do mundo com a recente confirmação de dois recordes de velocidade.

A aeronave chegou a 555,9 km/h durante três quilômetros, conforme verificado pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI). O avião também completou uma corrida de 15 quilômetros a uma velocidade média de 532,1 km/h, quebrando o recorde anterior.

"Alcançar o recorde mundial de velocidade totalmente elétrica é uma conquista fantástica para a equipe ACCEL e a Rolls-Royce", disse Warren East, presidente-executivo da Rolls-Royce.

"Gostaria de agradecer aos nossos parceiros e especialmente à startup de aviação Electroflight por sua colaboração para alcançar esse avanço pioneiro. A tecnologia avançada de bateria e propulsão desenvolvida para este programa tem aplicações interessantes para o mercado de mobilidade aérea", disse.

Aeronave "Spirit of Innovation", da Rolls-Royce - Divulgação

As corridas dos recordes foram realizadas pelo piloto de testes da Rolls-Royce e diretor de operações de voo, Phill O’Dell, e pelo piloto da Electroflight, Steve Jones, em 16 de novembro de 2021, no local de testes de aeronaves experimentais Boscombe Down (Reino Unido).

Um terceiro recorde de menor tempo para subir a 3.000 metros, que o Spirit of Innovation teria alcançado em 202 segundos, está aguardando verificação.

Parte do projeto Accelerating the Electrification of Flight (ACCEL) da Rolls-Royce, o Spirit of Innovation é uma versão elétrica do avião de corrida Nemesis NXT, alimentado por um trem de força elétrico de 400 kW.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.