Descrição de chapéu tecnologia

BlackBerry encerra serviços de sua linha de smartphones

Mudança marca fim da era dos aparelhos, pioneiros no envio de mensagens instantâneas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Akash Sriram Subrat Patnaik
Bengaluru (Índia) | Reuters

A BlackBerry está encerrando o serviço de smartphones corporativos, que eram carregados por executivos, políticos e por legiões de fãs no início dos anos 2000.

A mudança marca o fim de uma era, pois os telefones, que apresentavam um minúsculo teclado físico, foram pioneiros no envio de emails e mensagens instantâneas.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um dos usuários mais famosos de um aparelho BlackBerry, ganhou as manchetes em 2016 quando foi convidado a trocar de aparelho.

Blackberry é exibido em frente a outros modelos, em Waterloo, Bélgica - Mike Cassese - 14.nov.2012/Reuters

A Blackberry perdeu a preferência dos usuários com a chegada dos iPhones com tela sensível a toque e dispositivos Android rivais. Nos últimos anos, a empresa começou a desenvolver softwares de segurança digital e sistemas operacionais integrados para carros.

As redes sociais ficaram repletas de homenagens após o anúncio. Um usuário do Twitter relembrou que era uma "máquina fabulosa" e esperava que os telefones da empresa fossem ressuscitados.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama mexe em seu Blackberry na Casa Branca, Washington - Jim Bourg - 15.mai.2014/Reuters

Em 2020, a empresa disse que tomaria medidas para encerrar os serviços legados dos sistemas operacionais BlackBerry 10 e BlackBerry OS e dispositivos que executam eles não seriam mais suportados. A companhia também afirmou que os aparelhos não seriam capazes de receber ou enviar dados, fazer chamadas telefônicas ou enviar mensagens de forma confiável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.