Descrição de chapéu apple google internet

Casa Branca se reúne com Apple, Amazon e IBM para discutir segurança de software

Reunião ocorre após vários ataques cibernéticos contra os EUA no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nandita Bose
Reuters

A Casa Branca se reunirá nesta quinta-feira (13) com executivos das principais empresas de tecnologia, incluindo Google, Apple e Amazon, para discutir segurança de software após os Estados Unidos terem sofrido vários ataques cibernéticos no ano passado.

Em dezembro, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, enviou carta a presidentes-executivos de empresas de tecnologia após a descoberta de uma vulnerabilidade em um software de código aberto chamado Log4j, que organizações de todo o mundo usam para registrar dados em seus aplicativos.

Na carta, Sullivan observou que esse software de código aberto é amplamente usado e mantido por voluntários e é uma "preocupação chave de segurança nacional".

A residência oficial e sede da Presidência dos EUA, Casa Branca, em Washington - Karen Bleier - 20.set.2012/AFP

A reunião, que será organizada pela vice-conselheira de segurança nacional para tecnologia cibernética e emergente, Anne Neuberger, discutirá preocupações sobre segurança do software de código aberto e como ele pode ser melhorado.

Outras grandes empresas de tecnologia presentes na reunião incluirão IBM, Microsoft, Meta —dona do Facebook— e Oracle. Agências governamentais, incluindo o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Defesa e o Departamento de Comércio, também estarão presentes.

A segurança cibernética tem sido uma das principais prioridades do governo Biden após vários grandes ataques cibernéticos exporem a hackers milhares de registros mantidos por empresas e agências governamentais.

Um ataque, que o governo disse ter sido provavelmente orquestrado pela Rússia, violou o software feito pela SolarWinds e deu aos hackers acesso a milhares de empresas e escritórios do governo que usaram seus produtos. Os hackers tiveram acesso a emails nos departamentos do Tesouro, Justiça e Comércio e outras agências.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.