Descrição de chapéu Financial Times tecnologia

'Inovação está em liquidação', diz megainvestidora Cathie Wood

Fundadora da Ark Invest pede para que investidores olhem para além da volatilidade no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Harriet Agnew
Londres | Financial Times

Cathie Wood, fundadora da Ark Invest, disse que a onda de venda de ações de empresas deficitárias de tecnologia que prejudicou o desempenho de seu fundo de investimento só reforçou sua convicção quanto às suas posições, e declarou que "a inovação está em liquidação" e instou os investidores a olharem além da volatilidade recente no mercado.

Wood falou terça-feira (25) na Big Ideas Summitt 2022, uma conferência virtual organizada pela Ark, depois de uma fuga considerável de capital do principal fundo negociado em bolsa (ETF) de sua empresa, o Ark Innovation, conhecido como ARKK, a sua identificação nos pregões do mercado.

As cotas do veículo de investimento de US$ 12 bilhões (R$ 64,8 bi), que combina uma estrutura de ETF e a oportunidade de que investidores selecionem ações, caíram em 27% até agora este ano, e em 50% desde o pico atingido em fevereiro do ano passado.

Cathie Wood, fundadora do Ark Invest, fala durante conferência em Nova York - Brendan McDermid - 13.set.2021/Reuters

As ações dos Estados Unidos fecharam em queda na terça-feira (25) em uma nova sessão volátil, à medida que os investidores se preparam para um aumento nas taxas de juros pelo Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos), possivelmente já em março. Indicadores quanto à volatilidade de curto prazo das ações americanas, como o índice Cboe Vix, estavam bem acima de suas médias históricas.

"Muita gente associa volatilidade a risco", disse Wood.

"Nós usamos a volatilidade em nosso benefício", ela acrescentou. "Concentramos nossa atenção nos nomes quanto aos quais temos maior convicção e isso tende a funcionar muito bem quando passamos por essas correções".

O ARKK fez apostas ousadas em companhias de alto crescimento cotadas em mercados dos Estados Unidos, especialmente em áreas relacionadas a tecnologia, automação, robótica, armazenagem de energia, inteligência artificial e tecnologia financeira (fintech). Algumas de suas maiores posições registraram queda considerável este ano, com a Tesla em baixa de 23,5%, a Zoom Video em baixa de 20,7% e a Coinbase Global em baixa de 26,1%.

A melhora na perspectiva de crescimento e a virada dos bancos centrais na direção de uma linha mais dura com relação à inflação deflagrou uma rotação dos investidores, das ações de alto crescimento como as favorecidas por Wood para nomes que privilegiam o valor, em setores ligados de maneira mais estreita à recuperação econômica.

Mas Wood instou os investidores a olhar para além do tumulto recente no mercado e tirar vantagem das cotações mais baixas das ações, apontando para o horizonte de tempo de cinco anos da Ark Invest.

"A inovação está em oferta e será realmente importante para os investidores que eles se movimentem para o lado certo da mudança, se considerarmos o grau de desordenamento que antecipamos", ela disse.

Embora o ARKK tenha um desempenho espetacular em longo prazo, o investidor médio no ETF está no vermelho, neste momento, porque muitos dos maiores ganhos do fundo vieram quando este tinha uma base de ativos muito menor.

"Porque nosso foco é no horizonte de tempo de cinco anos, é importante que cada investidor fique de olho em seu objetivo", disse Wood. Ela reconheceu que "o mercado está muito difícil", mas disse que "ao longo do último ano, nossa convicção na verdade aumentou".

Ela acrescentou que "essas trajetórias de crescimento exponencial foram aceleradas pela Covid, e ainda mais agora pelo tumulto que estamos vendo nos mercados de trabalho, na logística e nos mercados financeiros".

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.