Enquanto ainda não se sabe a dimensão da interferência que a tecnologia 5G pode causar nos aviões, a Latam também decidiu trocar os jatos que voam para os EUA, a exemplo de outras empresas aéreas, que cancelaram ou remarcaram dezenas de voos devido a incertezas.
A decisão da Latam segue a de outras quatro grandes companhias aéreas estrangeiras que operam regularmente para os Estados Unidos: as japonesas ANA e JAL, a árabe Emirates e a indiana Air India.
A medida tomada de última hora segue uma recomendação da Boeing, que pede para que os operadores não voem com o 777 para os EUA por possíveis problemas no pouso em áreas em que o 5G está ativo.
A banda de operação da nova tecnologia é a mesma do rádio-altímetro, instrumento importante em aproximações de precisão que pode ter sua eficácia reduzida ou não funcionar.
Sendo a única operadora na América do Sul do modelo, a Latam decidiu tirar a aeronave das rotas que ligam o Brasil aos EUA, colocando no lugar o Boeing 767 ou o menor, porém mais moderno, 787 Dreamliner. Esses modelos seriam menos afetados –embora na semana passada a FAA também tenha emitido um comunicado recomendando atenção na operação do 787.
Enquanto isso, as operadoras AT&T e Verizon se comprometeram a atrasar a chegada do 5G em áreas aeroportuárias, mas não detalharam qual seria o raio em torno do aeroporto, e como a tecnologia funcionaria no futuro próximo.
Em nota enviada ao Aeroin, a Latam informou que "utilizará o Boeing 787 na rota Guarulhos-Miami e o Boeing 767 na rota Guarulhos-Nova York. A companhia acompanha com atenção o tema para realizar novos ajustes, se necessário, sempre de acordo com as recomendações das autoridades aeronáuticas dos países onde opera."
Segundo dados da GRU Airport, o voo LA-8190 para Miami foi cancelado para permitir a troca pelo 787-9 Dreamliner de matrícula chilena CC-BGA, que cumprirá o voo no mesmo horário de partida, mas com numeração nova LA-9490.
Já o voo LA-8180 para Nova York também foi cancelado para permitir a troca de aeronave, e agora sairá com o 767-300ER de registro brasileiro PT-MSW às 23h30, com apenas 20 minutos de atraso e com o número de voo LA-9452.
A American e United, que são as outras operadoras do 777 entre EUA e Brasil, têm seus voos com a aeronave confirmados para a noite até o momento.
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