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Latam troca avião de rotas para os EUA para evitar problemas com o 5G

Aeronaves de rotas para Miami e Nova York são substituídas por temor de interferência no pouso

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Carlos Martins
Aeroin

Enquanto ainda não se sabe a dimensão da interferência que a tecnologia 5G pode causar nos aviões, a Latam também decidiu trocar os jatos que voam para os EUA, a exemplo de outras empresas aéreas, que cancelaram ou remarcaram dezenas de voos devido a incertezas.

A decisão da Latam segue a de outras quatro grandes companhias aéreas estrangeiras que operam regularmente para os Estados Unidos: as japonesas ANA e JAL, a árabe Emirates e a indiana Air India.

A medida tomada de última hora segue uma recomendação da Boeing, que pede para que os operadores não voem com o 777 para os EUA por possíveis problemas no pouso em áreas em que o 5G está ativo.

A banda de operação da nova tecnologia é a mesma do rádio-altímetro, instrumento importante em aproximações de precisão que pode ter sua eficácia reduzida ou não funcionar.

Boeing 777 da Latam com pintura baseada em Star Wars chega ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Boeing 777 da Latam com pintura baseada em Star Wars no aeroporto de Guarulhos, em 2019 - Divulgação 8.out.2019/Latam

Sendo a única operadora na América do Sul do modelo, a Latam decidiu tirar a aeronave das rotas que ligam o Brasil aos EUA, colocando no lugar o Boeing 767 ou o menor, porém mais moderno, 787 Dreamliner. Esses modelos seriam menos afetados –embora na semana passada a FAA também tenha emitido um comunicado recomendando atenção na operação do 787.

Enquanto isso, as operadoras AT&T e Verizon se comprometeram a atrasar a chegada do 5G em áreas aeroportuárias, mas não detalharam qual seria o raio em torno do aeroporto, e como a tecnologia funcionaria no futuro próximo.

Em nota enviada ao Aeroin, a Latam informou que "utilizará o Boeing 787 na rota Guarulhos-Miami e o Boeing 767 na rota Guarulhos-Nova York. A companhia acompanha com atenção o tema para realizar novos ajustes, se necessário, sempre de acordo com as recomendações das autoridades aeronáuticas dos países onde opera."

Segundo dados da GRU Airport, o voo LA-8190 para Miami foi cancelado para permitir a troca pelo 787-9 Dreamliner de matrícula chilena CC-BGA, que cumprirá o voo no mesmo horário de partida, mas com numeração nova LA-9490.

Já o voo LA-8180 para Nova York também foi cancelado para permitir a troca de aeronave, e agora sairá com o 767-300ER de registro brasileiro PT-MSW às 23h30, com apenas 20 minutos de atraso e com o número de voo LA-9452.

A American e United, que são as outras operadoras do 777 entre EUA e Brasil, têm seus voos com a aeronave confirmados para a noite até o momento.

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