Descrição de chapéu inflação

Magazine Luiza retoma liquidação presencial com fila na porta e descontos de até 80%

Grandes varejistas como Americanas também realizam saldão nesta semana; confira dicas para boas compras no período

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São Paulo

O Magazine Luiza retomou nesta sexta-feira (7) a realização do formato tradicional de sua queima de estoques anual. O evento reuniu fila de clientes que aguardavam, antes das 7h, a abertura da megaloja da rede localizada na Marginal Tietê.

Além do Magazine Luiza, grandes varejistas como Americanas e Tok&Stok também realizam liquidação com descontos de até 80% neste mês.

Realizada há 29 anos, usualmente na primeira sexta-feira do ano, a chamada "Liquidação Fantástica" do Magazine Luiza teve público restringido nos últimos anos. A retomada do evento, com entrada gradual do público e aplicação de álcool gel, foi possibilitada pelo avanço da vacinação no país, segundo a empresa.

Acima, a 'Liquidação Fantástica' de 2022 do Magazine Luiza, na loja da Vila Guilherme. Abaixo, fila para a queima de estoques da loja em 2020 - Zanone Fraissat/Rivaldo Gomes/Folhapress

Na fila do lado de fora, o mecânico Wellington Aurélio, 41, aguardava com a família a entrada na loja para a compra de uma TV e uma geladeira. É sua terceira vez na liquidação anual da marca. "Estou há um ano pesquisando preços. Espero os itens saírem de linha e a liquidação de janeiro, porque as promoções são melhores do que na Black Friday".

Até domingo (9), a rede oferece desconto de até 80% em cerca de 25 mil itens, como eletrodomésticos e utensílios domésticos. De acordo com o Magazine Luiza, aparelhos de TV podem ser adquiridos com descontos superiores aos encontrados na última Black Friday, em novembro.

A aposentada Luciana Rodrigues Constância, 52, também foi a loja em busca de nova TV e geladeira, e aproveitou as promoções de travesseiros a R$ 10 e panela de pressão a R$ 20. "Estamos pesquisando os preços há 15 dias em sites diferentes, mas acho mais seguro comprar na loja", diz.

Segundo o gerente de operações da unidade, William Augusto Lopes, a maior procura dos clientes é pelas promoções de eletrodomésticos e eletrônicos, itens mais afetados pela alta na inflação. O movimento da loja no saldão deste ano, que cerca de duas horas após a abertura ainda registrava fila na entrada, é similar ao registrado em 2019, antes da pandemia, diz Lopes.

Além das promoções nas lojas físicas, a rede divulgou que seu marketplace conta neste ano com número recorde de lojistas parceiros que oferecem descontos nas compras online durante a liquidação. São cinco mil participantes com oito milhões de ofertas nos três dias de promoção, ante 1450 lojistas e cinco milhões de itens ofertados na última Black Friday. Segundo a empresa, a plataforma conta hoje com 120 mil vendedores ativos.

Varejistas têm desconto de 70% a 80%

A Casas Bahia também realiza até sábado (8) liquidação com descontos de até 70% em suas lojas, site e aplicativo. Itens em promoção incluem de eletrodomésticos e móveis a pneus e fraldas infantis.

A megaloja da marca na Marginal Tietê também abriu às 7h nesta sexta e fecha às 23h. Segundo Alex Marques, diretor regional da Casas Bahia, o horário estendido visa dar flexibilidade aos consumidores e evitar aglomerações nas lojas. Pela manhã, a loja modelo registrava pouco movimento de consumidores, com clientes concentrados na área de eletrodomésticos e decoração.

Para a liquidação deste ano, a empresa aposta na experiência híbrida de compra (que mescla o online e presencial) e novidades tecnológicas, como o atendimento personalizado dos consumidores por mais de 20 mil vendedores via aplicativo de mensagens. "Para nós já não há mais essa divisão entre físico e online e estamos preparados para atender o cliente onde, quando e como ele quiser", diz Marques.

O Ponto, antes conhecido como Ponto Frio, iniciou seu Super Saldão em 30 de dezembro e deve encerrá-lo também neste sábado. A queima de estoque inclui lojas físicas e sites e descontos em produtos como móveis e eletrônicos.

Na liquidação da Americanas, que ocorre até segunda (10), os clientes podem adquirir eletrônicos, eletrodomésticos e itens de beleza, entre outras categorias, com até 80% de desconto, segundo a empresa. As promoções ocorrem no site, aplicativo e nas 1.700 lojas da rede no Brasil.

Itens de decoração, casa e construção e utilidades domésticas, entre outras categorias, protagonizam as promoções da liquidação da Shoptime, empresa de varejo do canal de home shopping homônimo. As ofertas chegam a 70% de desconto e valem até 31 de janeiro.

Móveis e itens para casa da rede de varejo Tok&Stok também são ofertados com descontos de até 70% em liquidação que acontece até 18 de janeiro nos canais digitais e nas 66 lojas da marca pelo país.

Clientes conferem preços de celulares na Liquidação Fantástica de 2020 em loja na Marginal Tietê, São Paulo - Rivaldo Gomes - 3.jan.2020/Folhapress

Varejistas de vestuário também apostam na queima de estoque nesta semana. Riachuelo e Lojas Marisa anunciaram itens com desconto de até 70%. Na Renner e na Amazon, que também realiza saldão de itens de moda em janeiro, a redução de preços em itens selecionados chega a 60%. As promoções terminam dia 31.

As promoções com descontos agressivos em janeiro têm se popularizado nos últimos anos. Em 2022, a expectativa dos grandes varejistas é que o ano marque a retomada das vendas do setor ao patamar de 2019 e impulsione a superação das perdas registradas na pandemia. Mas as datas promocionais exigem atenção redobrada do consumidor, diz Felipe Paniago, diretor de marketing do site de reclamações Reclame Aqui.

Dicas para boas compras nas liquidações de janeiro

  • Atenção à "maquiagem de preços": o termo refere-se a prática de lojas que aumentam o preço do item antes da liquidação e, no evento, aplicam falsos descontos no produto. A manobra leva o consumidor a acreditar falsamente que a compra é mais vantajosa na data. Para evitar o risco, Paniago recomenda checar sites que acompanham o preço dos produtos ao longo do tempo, além do valor cobrado na concorrência. A última medida é especialmente importante no cenário de alta na inflação, em que é mais difícil distinguir a maquiagem de preço do aumento imposto pelo ajuste de preços.
  • Confira o preço registrado no caixa ou carrinho: Frequentemente, consumidores são atraídos para um item pelo anúncio de desconto aplicado apenas no pagamento à vista, diz o especialista. Se o pagamento for parcelado, cheque no caixa ou na hora de fechar a compra online se a oferta ainda é vantajosa e cabe no bolso.
  • Avalie o valor e tempo de frete: itens em promoção nas vendas online podem registrar alto frete ou tempo de entrega que não atendem às necessidades do consumidor. Confira as condições antes de fechar a compra.
  • Lembre-se do direito de troca: em caso de compra online, o cliente tem o direito de arrependimento (por quaisquer motivos) do produto comprado, em até sete dias após o recebimento.
  • Pesquise a reputação da loja antes da compra: em sites como o Reclame Aqui é possível filtrar a pesquisa pelo marketplace (como as grandes varejistas) e pela reputação do vendedor que atua dentro daquela plataforma de vendas. Em caso de problemas com a compra, a responsabilidade em solucioná-los é de ambos, diz Paniago.



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