Mercedes-Benz apresenta protótipo de carro elétrico que faz 1.000 km com uma carga

Vision EQXX terá consumo de menos de dez quilowatt-hora (kWh) a cada cem quilômetros, diz a montadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christoph Steitz Victoria Waldersee
Frankfurt | Reuters

A Mercedes-Benz apresentou nesta segunda-feira (3) um protótipo de carro elétrico que a montadora afirma ser capaz de percorrer mil quilômetros com uma carga de bateria.

O modelo, Vision EQXX, terá um consumo de energia de menos de 10 quilowatt-hora (kWh) a cada 100 quilômetros, segundo a montadora. O Tesla Model S 60 atualmente consome 18,1 kWh na mesma distância.

A Daimler, controladora da Mercedes-Benz, vai testar o protótipo antes da metade do ano em vários tipos de terreno, afirmou o vice-presidente de tecnologia, Markus Schaefer, a jornalistas.

Protótipo do Vision EQXX - Divulgação/Mercedes-Benz

Alguns componentes do protótipo serão incorporados em veículos Mercedes-Benz em dois a três anos, afirmou Schaefer. Entretanto, o executivo não especificou quando a bateria com alcance de mil quilômetros do Vision EQXX pode ser disponibilizada ao mercado.

"Provavelmente seremos os primeiros a apresentar um carro com autonomia de mil quilômetros na prática, com uma bateria tão pequena", disse Schaefer.

Quando o modelo começará a ser vendido é uma "decisão de mercado" a ser determinada assim que a montadora estabelecer quanta autonomia os consumidores querem de seus veículos e quanto estão dispostos a pagar por ela, disse o executivo.

O protótipo, criado em 18 meses, "coloca um fim a ansiedade de autonomia", disse a Mercedes-Benz, referindo-se a um dos principais obstáculos para a adoção mais acelerada de veículos elétricos.

O protótipo exigiu o desenvolvimento de um novo pack de bateria, que a Mercedes-Benz afirmou ter um tamanho compatível com um veículo compacto e cuja densidade de energia fica perto da marca de 400 watts-hora por litro.

Painel do Vision EQXXA - Divulgação/Mercedes-Benz
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.