Descrição de chapéu internet mídia jornalismo

New York Times compra jogo Wordle, fenômeno na internet

É a mais recente medida da empresa para atingir sua meta de 10 milhões de assinantes digitais até 2025

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Nicolaou
Nova York | Financial Times

A New York Times Company fez um acordo para a compra do jogo de palavras Wordle, que se tornou uma sensação da noite para o dia. É a mais recente medida da empresa jornalística para promover seus produtos e atingir sua meta de 10 milhões de assinantes digitais até 2025.

Josh Wardle, engenheiro de software do Brooklyn (Nova York) que criou o Wordle como presente para sua namorada, vendeu o site para o Times por um preço de "sete dígitos na faixa inferior" [alguns milhões de dólares].

Nos últimos anos, o Times construiu a maior base de assinantes online do mundo para notícias, ajudado pelo aumento das assinaturas de seus produtos de culinária e jogos. O aplicativo Games da empresa, que inclui palavras cruzadas diárias, alcançou 1 milhão de assinantes em dezembro.

Sede do The New York Times nos Estados Unidos - Jeenah Moon - 29.dez.2017/The New York Times

A aquisição se segue à compra por US$ 550 milhões (R$ 2,9 bilhões) do site de esportes deficitário Athletic, no início de janeiro, que tem 1,2 milhão de assinantes. Foi a maior aquisição do jornal em quase três décadas, enquanto sua executiva-chefe, Meredith Kopit Levien, corre atrás da meta de 10 milhões de assinantes da empresa. No final do terceiro trimestre, o grupo registrou 8,3 milhões de assinantes.

"O Times continua focado em se tornar a assinatura essencial para todas as pessoas de língua inglesa que desejam entender e se envolver com o mundo", disse a empresa. "Os Jogos do New York Times são uma parte fundamental dessa estratégia."

Desde o lançamento em outubro, Wordle disparou em popularidade, já que "milhões" de pessoas jogam diariamente, de acordo com o Times. O jogo é simples: a cada dia há seis chances de adivinhar uma palavra de cinco letras. Um novo quebra-cabeça é apresentado todas as manhãs, e o site oferece uma maneira fácil para os jogadores compartilharem seus resultados online por meio de uma grade colorida.

"Se você é como eu, provavelmente acorda todas as manhãs pensando em Wordle e saboreando aqueles preciosos momentos de descoberta, surpresa e realização", disse Jonathan Knight, gerente geral da divisão de jogos do New York Times.

O Wordle é gratuito e não veicula anúncios. A empresa Times disse que Wordle poderá ser jogado à vontade "no momento em que for para o New York Times".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.