Uber entra no mercado de app para fretamento de ônibus e vans a empresas

Uber Shuttle conecta empregadores com fornecedores de transporte; Toyota é primeira empresa a usar serviço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Uber começou a operar no mercado de fretamento de ônibus e vans para empresas com o novo serviço Uber Shuttle, disponível desde quarta-feira (12).

Os veículos do serviço acomodam de 10 a 50 passageiros e são destinados a levar funcionários nos trajetos de ida e volta ao trabalho.

De acordo com a Uber, a plataforma passa a conectar as empresas que contratarem o serviço para seus funcionários com aquelas que oferecem serviços de transporte fretado. A mediação é feita via app, de maneira similar ao realizado nas viagens com carros particulares.

Logo da Uber na sede da empresa na Califórnia, em 2019 - AFP

A diferença é que o novo serviço B2B deve ser contratado no site da Uber para Empresas e o pagamento, embora continue a ser feito através da plataforma, não é contabilizado pelo app através do cálculo da quilometragem e distância, mas acordado com base em critérios como o número de passageiros ou viagens mensais, informou a empresa.

As vagas para os funcionários podem ser reservadas e gerenciadas diretamente no aplicativo da Uber, no espaço voltado para viagens corporativas, e também exibe as rotas e paradas do trajeto em tempo real. O produto oferece também relatórios semanais sobre as viagens para as empresas utilizadoras.

Segundo a Uber, o serviço foi criado para acompanhar o aumento na tendência das empresas em oferecer mais benefícios aos empregados, além de proporcionar viagens seguras para os funcionários que retomam as atividades presenciais nos escritórios.

"Temos percebido que as empresas têm buscado cada vez mais oferecer benefícios que sejam interessantes para seus funcionários e façam sentido para o negócio. O Uber Shuttle para Empresas chega nesse momento e une a facilidade do uso do aplicativo da Uber, que já é conhecido por todos, com a oferta de um novo produto que promove o deslocamento de colaboradores de uma mesma empresa", disse Tavane Gurdos, diretora da Uber para Empresas na América Latina, na apresentação do produto.

A companhia divulgou que a Toyota do Brasil foi a primeira empresa a contratar o serviço no país, para levar os funcionários administrativos da montadora de São Paulo à planta de Sorocaba, que retornam em esquema híbrido após um ano e meio de trabalho remoto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.