Descrição de chapéu inflação

Vendas no varejo dos EUA têm queda em dezembro

Vendas caíram 1,9% no mês passado, após alta de 0,2% em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucia Mutikani
São Paulo | Reuters

As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram em dezembro, com os norte-americanos lutando em meio à escassez de bens e uma explosão de infecções por Covid-19, mas isso não deve mudar as expectativas de que o crescimento econômico acelerou no quarto trimestre.

As vendas no varejo caíram 1,9% no mês passado, após alta de 0,2% em novembro, informou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira (14).

Economistas consultados pela Reuters esperavam que as vendas no varejo ficassem estáveis. As estimativas variaram de queda de 2,0% a alta de 0,8%.

Os gargalos nas cadeias de suprimentos causados pela pandemia têm levado à escassez de mercadorias, incluindo veículos. Isso fez com que os consumidores começassem suas compras de fim de ano em outubro, o que prejudicou as vendas no varejo em dezembro.

Loja da Macy's em Nova York - Jeenah Moon - 26.dez.2020/Reuters

A antecipação das vendas também pode ter impactado o chamado fator sazonal, modelo utilizado pelo governo dos EUA para eliminar as flutuações sazonais dos dados.

As vendas no varejo são principalmente de bens, com serviços como saúde, educação e hospedagem compondo a outra parte dos gastos dos consumidores. Restaurantes e bares são as únicas categorias de serviços incluídas no relatório de vendas no varejo.

As vendas podem enfraquecer ainda mais em janeiro, à medida que as crescentes infecções por Covid-19, impulsionadas pela variante ômicron, restringem a ida de consumidores a lugares como bares e restaurantes.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços alimentícios, as vendas no varejo caíram 3,1%. Os dados de novembro foram revisados para baixo para mostrar queda de 0,5% no núcleo das vendas no varejo, em vez do recuo de 0,1% informado anteriormente.

O chamado núcleo das vendas corresponde mais de perto ao componente dos gastos dos consumidores no PIB (Produto Interno Bruto).

As estimativas de crescimento econômico para o trimestre de outubro a dezembro superam a taxa anualizada de 7,0%. A economia norte-americana cresceu a um ritmo de 2,3% no terceiro trimestre. A expectativa é de que o crescimento no ano passado tenha sido o mais forte desde 1984.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.