Descrição de chapéu Aeroin

Embraer recebe encomenda de até 90 carros voadores

Parceria com empresas australianas foi anunciada nesta quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Aeroin

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (16) que recebeu a encomenda de até 90 carros voadores, como são chamados os eVTOLs (aeronave elétrica de pouso e decolagem, de empresas australianas.

Segundo a fabricante, são até 50 eVTOLs previstos em uma parceria com a Aviair e HeliSpirit, do grupo HM Consolidated. As empresas atendem atrações turísticas emblemáticas da Austrália, nas regiões de Kimberley, South-West e Perth.

'Carro voador' que está em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer
'Carro voador' que está em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer - Divulgação/Embraer

A segunda parceria anunciada foi com a Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália. Nesse caso, a previsão é de encomenda de até 40 eVTOLs.

O diretor executivo da Aviair e HeliSpirit, Michael McConachy, destacou que a HeliSpirit completa, em 2022, 20 anos como líder de viagens sustentáveis, entrando para o Hall da Fama do Eco Turismo na Austrália.

"Este é um ótimo momento para se comprometer a reduzir significativamente nossa pegada de carbono, operando aeronaves elétricas de emissão zero", disse McConachy.

"A pegada de baixo ruído da aeronave a torna particularmente adequada para operações em ambientes naturais sensíveis, incluindo parques nacionais e áreas tombadas pelo Patrimônio Mundial", afirmou.

" Depois de trabalhar junto com a Eve nos últimos meses, identificamos uma rede potencial de rotas e esperamos trabalhar em conjunto com parceiros comerciais e comunidades para priorizar essas rotas e testar operações selecionadas com nossa frota existente", disse Jonathan Booth, CEO da Microflite.

Para Andre Stein, co-CEO da Eve, a iniciativa é um marco significativo para a empresa.

"Nossa parceria abre um importante mercado na Austrália Ocidental, que verá nossas aeronaves servindo a atrações turísticas icônicas do país, com voos de emissão zero e baixo ruído", disse.

Com informações da Embraer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.