Descrição de chapéu mercado de trabalho

Emprego nos EUA surpreende; caem pedidos de auxílio-desemprego

Queda acima do esperado acompanha diminuição dos casos de Covid-19 no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucia Mutikani
Washington | Reuters

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu mais do que o esperado na semana passada, conforme as infecções por Covid-19 diminuíam, sugerindo que uma desaceleração esperada do crescimento do emprego em janeiro deve ter sido temporária.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 23 mil, para 238 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 29 de janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (3). Economistas consultados pela Reuters previam 245 mil pedidos para a última semana.

Do início de janeiro até o meio do mês, as solicitações aumentaram em meio a um surto de infecções por coronavírus, impulsionado pela variante ômicron. A atividade empresarial, especialmente no setor de serviços, foi impactada pela última onda.

Placa com os dizeres 'contratando agora; trabalhe hoje, seja pago hoje' numa rua de Miami, na Flórida - Marco Bello/Reuters

Na quarta-feira (2), o Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou que houve fechamento de postos de trabalho no setor privado dos EUA em janeiro pela primeira vez em um ano, levantando a forte possibilidade de que a economia em geral perdeu empregos no mês passado.

De acordo com uma pesquisa do Censo norte-americano, publicada em meados de janeiro, 8,8 milhões de pessoas relataram não estar trabalhando por motivos relacionados ao coronavírus entre 29 de dezembro e 10 de janeiro.

O governo dos EUA divulgará na sexta-feira (4) seu relatório mais abrangente de emprego. Devem ter sido criadas 150 mil vagas fora do setor agrícola no mês passado, ante 199 mil em dezembro, de acordo com pesquisa da Reuters com economistas. As estimativas variam de fechamento de 400 mil a abertura de 385 mil. A projeção para a taxa de desemprego é de que tenha permanecido em 3,9%, ressaltando o aperto nas condições do mercado de trabalho.

Havia 10,9 milhões de vagas abertas no final de dezembro. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram ante um recorde de 6,149 milhões em abril de 2020.

As recentes disrupções no mercado de trabalho devem ter acabado e o crescimento do emprego provavelmente aumentará. Os Estados Unidos estão reportando uma média de 433.601 novas infecções diárias por Covid-19, bem abaixo das mais de 700 mil registradas em meados de janeiro, de acordo com análise da Reuters a partir de dados oficiais.

A força subjacente no mercado de trabalho foi enfatizada por um relatório separado da empresa global de recolocação Challenger, Gray & Christmas, divulgado nesta quinta-feira (3), que mostrou que os cortes de empregos anunciados por empregadores norte-americanos ficaram estáveis em 19.064 no mês de janeiro. As demissões caíram 76% em relação a janeiro de 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.