Descrição de chapéu Previdência inss

INSS começa a pagar benefícios; veja o calendário no Carnaval

Bancos não funcionam no feriado; pagamentos são interrompidos nos fins de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começará a pagar o benefício de fevereiro aos segurados a partir desta segunda (21). A liberação dos valores é feita conforme o número final do benefício, sem o dígito verificador.

Neste mês, o calendário de pagamentos do INSS sofre interrupção no Carnaval, nas datas em que não haverá expediente bancário. Ao todo, 36 milhões receberão aposentadorias, pensões e auxílios que variam de um salário mínimo, no valor de R$ 1.212 neste ano, ao teto do INSS, de R$ 7.087,22 em 2022.

Calendário do INSS em fevereiro para quem ganha até o salário mínimo

Final do benefício Data do depósito
1 21/02
2 22/02
3 23/02
4 24/02
5 25/02
6 03/03
7 04/03
8 07/03
9 08/03
0 09/03

Calendário do INSS em fevereiro para quem ganha acima do salário mínimo

Final do benefício Data do depósito
1 e 6 03/03
2 e 7 04/03
3 e 8 07/03
4 e 9 08/03
5 e 0 09/03

Em fevereiro, os depósitos começam no dia 21 de fevereiro e seguem até o dia 25, mas só voltam a ser liberados no dia 3 de março, quinta-feira. Os pagamentos também são interrompidos nos finais de semana. O prazo para saque dos benefícios com cartão vai até o final do mês seguinte.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa, em nota, que não haverá expediente bancário na segunda-feira (28 de fevereiro) e na terça-feira de Carnaval. Já no dia 2, Quarta-Feira de Cinzas, as agências abrirão a partir do meio-dia.

Em locais onde as agências fecham antes da 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir, no mínimo, três horas de funcionamento. A Febraban orienta os clientes a utilizarem sites e aplicativos de bancos neste período, assim como os caixas eletrônicos, para que não atrasem o pagamento de contas.

O pagamento dos benefícios do INSS começa a ser feito, em geral, no final do mês da competência que está sendo paga. Recebem primeiro parte dos segurados que ganham um salário mínimo. Depois, é feita a liberação dos valores para quem tem benefício maior.

Confira o calendário do INSS em 2022

Calendário de pagamento de Benefícios
Calendário de pagamento de benefícios do INSS - Reprodução

Como saber a data de pagamento e o valor

A consulta para saber a data exata do depósito e o valor do benefício é feita no aplicativo ou site Meu INSS. Para isso, o segurado precisa ter uma senha cadastrada no sistema gov.br. Ao entrar no Meu INSS, será necessário informar o CPF e a senha criada.

O Meu INSS oferece ainda a opção para baixar o calendário completo, basta inserir, na busca, acima da página as palavras "Calendário de Pagamento". O Meu INSS também traz outras informações ao segurado, como o extrato de pagamento do benefício e a margem para o crédito consignado.

ENTENDA O EXTRATO:

  • Valor total de mr do período: É o valor do benefício com o reajuste anual, antes dos descontos
  • Consignação empréstimo bancário (se houver): desconto de empréstimos consignados que o segurado tiver
  • Abatimento a beneficiário maior de 65 anos: Aposentados e pensionistas a partir de 65 anos têm cota extra de isenção do Imposto de Renda sobre o valor do benefício
  • Imposto de Renda retido na fonte: desconto do IR, se houver
  • O INSS também informa o banco e a agência de pagamento
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.