Criação de vagas nos EUA bate expectativas em janeiro

Mesmo com surto de infecções por Covid-19, mercado de trabalho sinaliza força

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucia Mutikani
Washington | Reuters

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos ficou bem acima do esperado em janeiro, mesmo com os surtos de infecções por Covid-19 interrompendo a atividade em empresas de contato direto com o consumidor, sinalizando força no mercado de trabalho.

O Departamento do Trabalho informou nesta sexta-feira (4) em seu relatório de empregos que foram criados 467 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. Os dados de dezembro foram revisados para cima, para mostrarem abertura de 510 mil vagas, em vez das 199 mil relatadas anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam criação de 150 mil postos de trabalho em janeiro. As estimativas variaram de fechamento de 400 mil a criação de 385 mil empregos.

A resiliência do mercado de trabalho pode mudar as expectativas de que o crescimento econômico dos EUA desacelerará significativamente no primeiro trimestre, após um crescimento robusto no quarto trimestre de 2021.

Anúncios de contratação em Londonderry, New Hampshire - Brian Snyder - 29.nov.2021/Reuters

Economistas estavam se preparando para uma leitura decepcionante uma vez que o governo consultava as empresas para o relatório em meados de janeiro, quando as infecções por ômicron atingiam um pico.

Dados de uma pesquisa domiciliar do Censo norte-americano, publicada em meados de janeiro, mostraram que 8,8 milhões de pessoas relataram não estar trabalhando por motivos relacionados ao coronavírus entre 29 de dezembro e 10 de janeiro. A pesquisa com pequenas empresas também mostrou um aumento nos estabelecimentos que relataram sofrer grandes impactos negativos da pandemia entre 10 e 16 de janeiro.

Trabalhadores afastados por estarem doentes ou em quarentena e que não recebem pagamento durante o período da pesquisa são contabilizados como desempregados na pesquisa com os estabelecimentos mesmo que ainda tenham emprego em suas empresas.

O emprego pode aumentar ainda mais, com a diminuição das infecções por coronavírus. Na semana passada, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego recuaram pela segunda semana consecutiva, caindo ainda mais em relação à máxima em três meses atingida em meados de janeiro, informou o governo dos EUA na quinta-feira (3).

Os Estados Unidos estão reportando uma média de 354.399 novas infecções diárias por Covid-19, bem abaixo das mais de 700 mil registradas em meados de janeiro, de acordo com análise da Reuters a partir de dados oficiais.

A taxa de desemprego foi de 4,0% em janeiro. O governo norte-americano introduziu novas suposições populacionais, causando uma quebra na série. Desta forma, a taxa de desemprego de janeiro e outros índices da pesquisa domiciliar não são diretamente comparáveis aos de dezembro.

O Federal Reserve deve começar a elevar os juros no próximo mês, com economistas precificando até sete altas neste ano para domar a inflação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.