Nubank registra lucro anual pela primeira vez, de R$ 33,4 mi

Fintech divulgou seu primeiro balanço após IPO, realizado em dezembro

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São Paulo

O Nubank registrou lucro líquido ajustado de US$ 6,6 milhões (R$ 33,4 milhões) em 2021, o primeiro lucro anual de sua história, revertendo o prejuízo de US$ 26,8 milhões (R$ 135,6 milhões) em 2020, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (22).

É o primeiro resultado financeiro reportado pela fintech após a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores do Brasil e dos Estados Unidos (Nyse), em dezembro de 2021.

Considerando somente o quarto trimestre, o banco digital teve um lucro líquido ajustado de US$ 3,2 milhões (R$ 16,2 milhões), ante o lucro de US$ 15,8 milhões (R$ 80 milhões) em igual período do ano anterior, uma queda de 79,7%.

Logo sede Nubank São Paulo
Logo em frente à sede do Nubank em São Paulo - Paulo Whitaker - 19.jun.2018/Reuters

A base de clientes do Nubank encerrou o ano passado em 53,9 milhões de clientes, incluindo consumidores e PMEs (pequenas e médias empresas), um crescimento de 61,9% ante dezembro de 2020.

Do total de clientes, 52,4 milhões estão no Brasil, 1,4 milhão no México e 114 mil na Colômbia.

A base de clientes formada por PMEs quase triplicou ao longo de 2021, aumentando de 500 mil em 31 de dezembro de 2020 para 1,4 milhão em 31 de dezembro de 2021.

A receita total da fintech chegou a US$ 635,9 milhões (R$ 3,2 bilhões) no quarto trimestre, o que representa um aumento de 214% em bases anuais. Em 2021, a receita foi de US$ 1,7 bilhão (R$ 8,6 bilhões), alta de 130,4%.

A Receita Média Mensal por Cliente Ativo (ARPAC na sigla em inglês) foi de US$ 5,6 (R$ 28,33), um crescimento de 71,8% comparado com o mesmo período do ano anterior.

A taxa de inadimplência acima de 90 dias foi de 3,5%, ante 3,6% em dezembro de 2020 e 3,4% em setembro de 2021.

"O Nu teve um forte começo como companhia de capital aberto, como ficou claro no nosso desempenho no quarto trimestre. A listagem das ações do Nu nas bolsas e o nosso programa NuSócios também abriram a porta para a inclusão de milhões de brasileiros no mercado de capitais", afirmou David Vélez, acionista fundador e presidente do Nubank, no relatório de resultados.

Os depósitos totalizaram US$ 9,7 bilhões (R$ 49,1 bilhões) no fim de 2021, um aumento de 73,2% comparado com 2020. A expansão dos depósitos foi alavancada principalmente pelo crescimento da base de clientes da companhia.

O portfólio sujeito a ganho de juros atingiu US$ 2,0 bilhões (R$ 10,1 bilhões) no ano passado, um aumento de 317,5% comparado com 2020.

Segundo a fintech, o crescimento foi impulsionado principalmente pela expansão de empréstimos pessoais e, em menor medida, pela introdução de uma série de novos produtos financeiros para clientes, incluindo financiamento de compras e de boletos, bem como refinanciamento de contas.

"Continuamos a aumentar a monetização da nossa base de clientes ao aumentarmos a receita média por cliente ativo, à medida que introduzimos mais produtos e recursos e com as nossas safras de clientes amadurecendo", afirmou Guilherme Lago, diretor financeiro do Nubank, em teleconferência sobre os resultados de 2021.

Durante o ano passado, o banco digital lançou produtos como os cartões de crédito "Ultravioleta" (premium), cartões com garantia, seguro de vida e fundos proprietários da NuInvest.

"Como resultado do aumento da nossa escala, estamos começando a colher os frutos da alavancagem operacional no lucro líquido ajustado. Esse é um dado importante, pois nos dá confiança que estamos no caminho certo na nossa fórmula de ganhos", afirmou o diretor.

Já as despesas operacionais totalizaram US$ 315,4 milhões (R$ 1,6 bilhão) no quarto trimestre, crescimento de 208,9% na comparação anual.

"O principal fator para esse aumento absoluto das despesas operacionais foi a conta de despesas gerais e administrativas, que registrou crescimento de 174,8% em bases anuais, refletindo principalmente o aumento da remuneração baseada em ações devido ao efeito dos imposto decorrentes da valorização das ações em 2021 como resultado do IPO e a expansão do número de colaboradores durante o período."

As despesas de suporte ao cliente e operações tiveram alta de 130,9% "para fazer frente ao aumento significativo do número de clientes e investir na melhoria da experiência dos usuários."

Em 2021, as despesas operacionais atingiram US$ 903,1 milhões (R$ 4,57 bilhões), crescimento de 115,6%.

"Além dos fatores mencionados acima, as despesas de marketing extraordinárias associadas com o IPO do Nu contribuíram para o aumento dessas despesas."

Após ter suas ações precificadas a US$ 9 (R$ 45,54) na oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York no final do ano passado, o Nubank enfrentou um período de elevada volatilidade nas semanas seguintes.

Nesta terça, as ações encerraram o pregão cotadas a US$ 8,80 (R$ 44,53), uma desvalorização de aproximadamente 2,2% desde então.

Os papéis de tecnologia têm estado sob pressão de um modo geral recentemente, afetados pela perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos, com os investidores revisando os lucros projetados para empresas do setor.

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