Descrição de chapéu
Robert Armstrong

Por que Jeff Bezos se veste tão mal?

Bezos não quer ser o vovô bonzinho de ninguém, e não se contenta com um uniforme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Robert Armstrong

É comentarista financeiro do Financial Times nos EUA; foi editor financeiro dos EUA e redator-chefe editorial

Financial Times

É um fato consumado, mas ainda assim interessante, que o homem mais rico do mundo se veste terrivelmente. Boas roupas e consultores de moda podem ser comprados por um pouco menos do que, digamos, um iate tão grande que uma ponte histórica tem de ser desmontada para que ele possa chegar ao mar. Mas Jeff Bezos, com um tesouro maior que o do Tio Patinhas, tem péssima escolhas. Qual é o motivo?

Isso não quer dizer que, para um multibilionário moderno, o problema das roupas seja fácil de resolver. Para a maioria –tirando o falecido André Leon Talley–, um aspecto fundamental de se vestir bem é ter boa aparência sem chamar muita atenção para sua própria elegância. Mas se você tem um bilhão de dólares todo mundo tem toda a atenção voltada diretamente para você, o dia todo. "Sprezzatura" [aparentar indiferença] não é uma opção.

O fundador da Amazon Jeff Bezos e sua namorada
O fundador da Amazon Jeff Bezos e sua namorada - Reprodução

É por isso que muitos dos super-ricos optam por uniformes simples: a inofensiva combinação de terno escuro com camisa branca de Elon Musk, por exemplo. Warren Buffett entende. Ele consegue fazer seus ternos Zegna parecerem vindos da Sears, e você pode ter certeza de que isso faz parte do truque do "eu sou só o vovô bonzinho do capitalismo" que ele cuidadosamente aperfeiçoou enquanto ganhava dinheiro suficiente para comprar a Suíça sem financiamento.

Bezos não quer ser o vovô bonzinho de ninguém, e não se contenta com um uniforme. Isso ficou mais evidente no verão passado, quando ele fez um rápido turismo espacial a bordo de um vibrador voador gigante. O macacão de voo azul não era suficiente. Ele também usava um chapéu de caubói e botas visivelmente surrados (não se sabe quem foi encarregado de colocar a pátina de uso nesses artigos).

Um homem branco usa um macacão azul, chapéu e botas de caubói
Jeff Bezos caminha perto de New Shepard da Blue Origin depois de voar para o espaço em Van Horn, Texas - Joe Raedle - 20.jul.21/Getty Images/AFP

Críticos de moda pisaram no freio, antevendo um acidente de carro particularmente horrível. Jacob Bernstein, do New York Times, cunhou o termo "um Bezos" para qualquer homem de meia-idade que tenha caído fundo no território do "dentista com um Lamborghini". Na revista GQ, Eileen Cartter achou o modelo menos patético do que ameaçador, dando um "ar geral de vilania fora de alcance".

Há elementos de verdade em ambas as interpretações, mas não acho que eles resolvam o enigma (os especialistas também não notaram o relógio usado sobre o punho do traje de voo, que pode ter sido uma coisa de astronauta, mas pareceu uma paródia vulgar de Gianni Agnelli). Talvez valha a pena olhar para trás uma ou duas décadas, quando Bezos optava por calças com vinco e casacos esportivos largos, e não tinha trocado a penugem ao redor de sua calvície pela cabeça totalmente raspada. Nas fotos dessa encarnação anterior, ele parece gentil, engraçado e natural.

Algo deu errado depois. Um problema é que ele entrou em forma e decidiu que sua roupa devia valorizar seus músculos, começando com um tamanho justo. Isso tem o efeito contrário. Como Daniel Craig demonstrou conclusivamente em seus filmes de James Bond, músculos e roupas apertadas são uma combinação horrível. A combinação irradia desconforto; todas aquelas pobres costuras repuxadas.

É uma pena, porque fora o corte o gosto de Bezos para ternos é muito bom. Ele escolhe tecidos bonitos e texturizados. Há fotos dele em um smoking clássico de gola boba parecendo quase arrojado.

O problema é que ele quer destacar suas roupas de trabalho, quando deveria correr para o outro lado. Os enormes nós de gravata são uma especialidade. Ele também aposta na trágica combinação de jeans e blazer que, tanto em ricos quanto em pobres, tenta ser informal mas parece esforçada.


O problema piora na sexta-feira "casual" (como sempre). Há a notória foto de Bezos em Sun Valley alguns anos atrás, vestindo um colete preto sobre uma camisa polo preta que realçava os bíceps, junto com óculos escuros de aviador –uma espécie de roupa de herói de ação (Exterminador do Futuro: Destino Sombrio). ​

É um pouco injusto caçoar da roupa de Bezos na véspera de Ano Novo de 2021: jeans branco Brunello Cucinelli e uma camisa justa e colorida, com estampas que pareciam baseadas no piso de ladrilhos de um hotel marroquino particularmente brega. Seus óculos de sol em forma de coração deixam claro que isso é basicamente roupa caprichada. Ele está se divertindo bobamente.

E é isso. Bezos é um nerd recém-divorciado com muito dinheiro. Ele não tem o direito de se vestir como tal? Qual é o problema?

Correndo o risco de ser sério em um contexto basicamente trivial, acho que pode, de fato, haver algum problema. Bezos não é um cara rico qualquer. Ele controla uma empresa que toca todas as partes da vida americana. Ele emprega 1,6 milhão de pessoas. Há algo no estilo pateta e um pouco grosseiro de Bezos que se choca com o enorme papel que suas escolhas têm em tantas vidas. Mais uma vez, de maneiras inesperadas, as roupas se tornam importantes.

Traduzido originalmente do inglês por Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.