Descrição de chapéu Folhajus

Juiz comemora 'tempo para 2 ou 3 doses de uísque' em despacho

Audiência de ação trabalhista foi retirada da pauta da 14ª Vara do Trabalho de Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O juiz titular da 14ª Vara do Trabalho de Salvador, Benilton Brito Guimarães, comemorou o cancelamento de uma audiência telepresencial agendada para esta sexta-feira (4). No despacho juntado ao processo na quinta, Guimarães disse que poderia aproveitar o horário para "duas ou três doses de whisky."

"Melhor para o juiz e para a secretária de audiência, que poderão aproveitar o respectivo horário para atividades lúdicas, como tomar duas ou três doses de whisky, não mais que isso", escreveu o magistrado.

Guimarães disse à Folha que quis apenas manifestar seu descontentamento com a situação, pois o cancelamento da audiência comprometia a rapidez processual, mas que não comemorou o feito. "Apenas me vali de uma ironia para expressar meu descontentamento com o fato de não estar conseguindo imprimir aos processos a celeridade que a sociedade merece", disse.

"Jamais imaginei que um simples despacho, destinado única e exclusivamente a ratificar a retirada de um processo de pauta, fosse gerar tanto alarido. O fato é que pratiquei um ato destoante do meu comportamento ordinário", afirmou.

Reprodução de despacho em que juiz do trabalho diz que aproveitará horário de audiência cancelada para "atividades lúdicas, como tomar duas ou três doses de whisky, não mais" - Reprodução

A ação apresentada por um ex-funcionário de uma empresa do ramo alimentício previa a realização de uma audiência na sexta, às 15h.

Porém, no dia 31 de janeiro, uma portaria conjunta da presidência do TRT-5 (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região) e da corregedoria regional suspendeu as atividades presenciais até o dia 28 de fevereiro.

Com isso, a audiência passaria a ser realizada por meio de teleconferência. As partes nos processos podem se opor e pedir adiamento até que seja possível a realização do encontro de maneira presencial.

Segundo o despacho do juiz Guimarães, a empresa não quis manter a data da audiência telepresencial, resultando na retirada do processo da pauta. "Aguarde-se o retorno das atividades presenciais", escreveu.

À Folha, Guimarães disse que "com mais absoluta certeza" não teve a intenção de ofender ou prejudicar ninguém. " Fi-lo por ter de desmarcar audiências cujo agendamento me custara sério empenho."

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) informou que não poderia se manifestar sobre o caso porque pode ser instado a avaliar o caso futuramente caso alguém questione formalmente a postura do juiz. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na Bahia foi procurado no começo desta tarde, mas não havia respondido até as 17h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.