Tesla faz recall de 578.607 carros nos EUA para corrigir sons de alerta de pedestres

Montadora já emitiu dez avisos de recall no últimos quatro meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson
Washington | Reuters

A Tesla anunciou recall de 578.607 veículos nos Estados Unidos porque os pedestres podem não conseguir ouvir um som obrigatório de aviso na aproximação do carro devido à música alta ou outros sons reproduzidos pelo recurso "Boombox", disse um regulador norte-americano.

A Tesla já emitiu dez avisos de recall nos EUA nos últimos quatro meses, incluindo quatro nas últimas duas semanas. A empresa está sob crescente observação da agência de segurança rodoviária (NHTSA).

Procurada, a montadora disse que não estava ciente de nenhum acidente, lesão ou morte relacionada ao aviso sonoro que estimulou o último recall.

Produção do Tesla Model 3 em Xangai, China - Aly Song - 7.jan.2020/Reuters

A Tesla está fazendo o recall de alguns veículos Model S 2020-2022, Model X, Model Y e Model 3 2017-2022 porque a "função Boombox" permite que os sons sejam reproduzidos através de um alto-falante externo enquanto o veículo está em movimento e isso pode encobrir o Som do Sistema de Alerta de Pedestres (PWS).

A Tesla vai atualizar o software dos veículos e desativará a funcionalidade do Boombox quando o carro estiver nos modos Dirigir, Neutro e Ré. Muitos dos recentes recalls da Tesla foram para resolver problemas de software.

Os veículos elétricos costumam ser mais silenciosos em velocidades mais baixas do que os motores à gasolina. De acordo com as regras exigidas pelo Congresso norte-americano, as montadoras devem adicionar sons aos veículos elétricos quando estiverem se movendo a velocidades de até 30 quilômetros por hora para ajudar a evitar acidentes entre pedestres, ciclistas e deficientes visuais. A NHTSA disse que em velocidades mais altas, o ruído dos pneus, a resistência ao vento e outros fatores eliminam a necessidade de sons de alerta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.