Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

UE se prepara para garantir energia em meio a guerra na Ucrânia

Principal fornecedor de gás da Europa é a Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kate Abnett
Bruxelas | Reuters

Ministros de Energia de países da União Europeia discutirão nesta segunda-feira (28) preparativos para possíveis abalos no fornecimento de energia e medidas para reforçar os estoques de gás após o início da guerra na Ucrânia.

A invasão do país pela Rússia, principal fornecedora de gás da Europa, aguçou as preocupações com a interrupção do fornecimento de energia e aumentou o debate sobre a dependência dos países da União Europeia de combustíveis fósseis importados.

Trabalhador checa tubulações em estação do gasoduto Yamal-Europe, perto de Nesvizh, em Belarus - Vasily Fedosenko - 29.dez.2006/Reuters

Os ministros da UE vão "fazer um balanço de possíveis ações adicionais em termos de salvaguarda do abastecimento, utilização de reservas estratégicas de petróleo, gestão de reservas de gás" na reunião de emergência, de acordo com uma nota preparatória da França, que atualmente preside as reuniões de ministros da UE.

"Temos que nos preparar para todas as possibilidades", disse a ministra de transição ecológica da França, Barbara Pompili, ao chegar à sessão.

A UE tem estoques de gás e petróleo suficientes para resistir a interrupções de curto prazo, afirmou ela. "No entanto, há um problema com suprimentos de longo prazo."

Os ministros também discutirão uma possível assistência ao setor de energia da Ucrânia e a aceleração de uma conexão planejada da rede elétrica da Ucrânia com a da Europa, o que a tornaria mais independente da Rússia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.