Descrição de chapéu inss FGTS

Bancos abrem ao meio-dia na Quarta-Feira de Cinzas

Agências não abrem na terça; saque-aniversário do FGTS será pago na quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As agências bancárias de todo o país ficarão fechadas nesta terça-feira (1º de março) de Carnaval, sem expediente. O funcionamento volta ao normal na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), a partir do meio-dia, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Trabalhadores nascidos em março poderão retirar o saque-aniversário do FGTS a partir desta quarta-feira (2), informou a Caixa. Segundo a Caixa, parcelas do seguro-desemprego que possuam validade inicial no dia 1º de março serão depositadas nas contas no dia 2.​

A suspensão no atendimento bancário adiou o pagamento do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do seguro-desemprego, que serão liberados na quarta.

O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também é suspenso. Nesta quinta (3), O INSS retoma pagamentos de benefícios de até um salário mínimo e começa a pagar as aposentadorias e pensões acima do piso nacional (R$ 1.212).

Os consumidores que tiverem contas com vencimento durante o Carnaval, entre sábado (26 de fevereiro) e quarta-feira (2 de março), devem ficar atentos às regras de pagamento para não ter de arcar com encargos financeiros como multas e juros.

Grupo de pessoas forma uma fila em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal
Fila para saques do abono do PIS, em fevereiro; calendário do abono salarial será retomado só em 15 de março - Rubens Cavallari - 08.fev.2022/Folhapress

A federação informa que contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, além de carnês com vencimento na segunda e na terça poderão ser pagos sem nenhum acréscimo na quarta-feira. "As contas de consumo e os boletos de pagamento poderão ser pagos no primeiro dia útil, sem acréscimo."

No caso do pagamento de impostos, o contribuinte precisará adiantar a quitação. Para demais títulos, se a data de vencimento cair nos dias em que não há expediente bancário, a orientação também é antecipar o pagamento nas agências ou fazer a quitação do débito por meios remotos, como celular, computador e telefone, além dos caixas eletrônicos.

A Febraban afirma que, em geral, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário quando há feriados nacionais, estaduais e municipais, o que não é o caso do Carnaval, que, na maior parte do país, não é feriado.

"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", informa a federação, em nota.

Os boletos bancários que já estiveram cadastrados no débito automático serão pagos normalmente, como ocorre a cada mês.

As regras de pagamentos de contas valem para qualquer título, incluindo prestação da casa própria, aluguel, condomínio e TV a cabo, por exemplo. Se a data de vencimento não tiver sido postergada, uma saída é pagar por meios eletrônicos.

Calendário do PIS e do Pasep é interrompido no Carnaval

No caso da liberação do abono do PIS, os pagamentos são interrompidos no Carnaval e só voltam em março. A última liberação de valores foi feita na quinta (24) para nascidos em junho. A do Pasep, do Banco do Brasil, também ocorreu no dia 24, para quem tem final de inscrição 5. Os pagamentos serão retomados apenas no dia 15 de março para os dois tipos de abono.

Funcionários públicos que têm direito ao abono do Pasep neste ano não poderão sacar valores nos feriados por meio das agências do Banco do Brasil. O calendário de liberações só funciona em dias úteis. "Vale lembrar que não há como sacar o abono salarial em dias não úteis", diz nota.

Pagamentos podem ser agendados

Mariana Rinaldi, especialista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) confirma que o pagamento das contas deverá ficar para o dia 2 de março, por causa da interrupção no atendimento por parte da Febraban.

"É preciso conferir e ler atentamente o documento de cobrança para se certificar da possibilidade de prorrogação. E sempre guardar os comprovantes de pagamento", diz.

Mariana afirma que há, no entanto, contas "improrrogáveis", que costumam ser as relacionadas a cobranças de impostos, taxas, multas de trânsito e contribuições. "É importante observar que, quando o prazo de pagamento de alguma fatura não apresenta flexibilidade, é comum essa informação constar no documento. Nesses casos, recomendamos antecipar o pagamento para evitar qualquer cobrança indesejada de multas ou juros", diz ela.

Também há a opção de agendar o pagamento de títulos que tenham código de barras. Essa operação pode ser feita nos caixas eletrônicos, nos aplicativos ou sites dos bancos e, ainda, por meio de atendimento telefônico das instituições financeiras.

Bancos detalham canais digitais

Os bancos informaram que seguem as regras da Febraban e oferecem canais de atendimento remoto para que os clientes possam quitar seus pagamentos na data exata, sem cobrança de multa e juros, se for o caso.

Segundo o Bradesco, os clientes podem efetuar o pagamento de suas contas que estejam na data de vencimento em todos os canais digitais durante os quatro dias de Carnaval. Itaú Unibanco e Santander também disponibilizam seus canais.

Clientes do Santander podem utilizar os canais digitais do Banco: app Santander e app Santander Empresas, internet banking, além da central de atendimento pelos telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-7023535 (demais localidades) e 0800-7235007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala), diz nota.

O Banco do Brasil possui atendimento eletrônico e por telefone para correntistas e poupadores.

Caixa Econômica Federal tem, além dos canais remotos, a possibilidade de movimentação de contas por meio do aplicativo Caixa Tem, para quem poupança social digital.

Os beneficiários do Auxílio Brasil não será afetados pelo fechamento dos bancos no Carnaval, pois o último lote saiu na sexta-feira (25), para quem tem NIS (Número de Identificação Social) com final zero.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.