Descrição de chapéu Rússia

Bilionário russo deixa empresa após sanções contra guerra na Ucrânia

Próximo de Putin, Gennady Timchenko se afasta da Novatek, gigante de gás natural da Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

O oligarca russo Gennady Timchenko, um dos mais próximos colaboradores do presidente Vladimir Putin e alvo de sanções ocidentais pela guerra na Ucrânia, deixou seu posto no conselho do gigante do gás natural Novatek, informou a empresa na segunda-feira (21).

"Gennady Timchenko decidiu se afastar de seu posto no conselho de administração da empresa a partir de 21 de março", anunciou a Novatek em comunicado, sem acrescentar outras explicações.

Gennady Timchenko participa de uma reunião do presidente russo Vladimir Putin com em Krasnodar, ao sul da Rússia - Sergei Karpukhin - 23.mai.2017/Reuters

O multimilionário Timchenko, 69, um dos fundadores da trading de commodities Gunvor, é alvo de sanções da UE (União Europeia) com relação à ofensiva militar russa na Ucrânia. Os ativos do empresário foram congelados na UE e no Reino Unido.

No princípio de março, foi apreendido na Itália um iate de sua propriedade, o Lena, avaliado em mais de US$ 50 milhões (R$ 252 milhões).

A Novatek é a maior produtora e exportadora de gás natural liquefeito da Rússia. A gigante da energia russa Gazprom tem quase 10% de participação na empresa, e o grupo francês TotalEnergies detém 19,4% de seu capital.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.