Descrição de chapéu petrobras

Diesel e gasolina da Petrobras têm maior defasagem em 10 anos, diz entidade

Empresa tem demorado a fazer reajustes, mesmo buscando seguir preço de paridade de importação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marta Nogueira
Rio de Janeiro | Reuters

Os valores médios de diesel e gasolina da Petrobras nas refinarias atingiram nesta quarta-feira (2) 25% de defasagem ante a paridade de importação, um nível não visto há cerca de dez anos, apontaram cálculos da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

O chamado preço de paridade de importação (PPI) é o custo do produto importado trazido ao país.

A atual política de preços da Petrobras busca seguir o PPI, para evitar prejuízos, considerando indicadores como o valor do barril do petróleo e o dólar. No entanto, a empresa tem demorado a fazer reajustes, alegando que assim evita repassar volatilidades internacionais ao mercado interno.

Petrobras vendeu participação no Polo Potiguar para a empresa 3R Potiguar no início de 2021 - Paulo Whitaker/REUTERS

"A Petrobras vem praticando preços muito abaixo da paridade nos últimos meses, mas, agora com o conflito na Ucrânia, as defasagens chegaram em patamares [não vistos há muito tempo]", disse à Reuters o presidente da Abicom, Sergio Araújo.

"Este nível de defasagem só ocorreu no período de 2011/2013, quando a Petrobras acumulou grandes prejuízos."

Diante de temores de oferta apertada relacionados à guerra na Ucrânia, o petróleo tipo Brent subiu 7,58% nesta quarta-feira, a US$ 112,93 por barril, maior patamar desde junho de 2014, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) avançou 6,95%, a US$ 110,60, maior nível desde maio de 2011.

Em relatório a clientes, analistas do Goldman Sachs também apontaram defasagens de mais de 20% nos preços da Petrobras nesta quarta-feira.

"À luz do recente aumento nos preços do petróleo, os investidores questionam a viabilidade da atual política de preços da Petrobras —que segue os preços internacionais de gasolina e diesel, mesmo que com algum atraso", afirmaram os analistas do banco Bruno Amorim e Joao Frizo.

O banco ressaltou que o Brent já acumula alta de cerca de 45% no ano, sendo um avanço de 16% na última semana.

"Os preços do diesel/gasolina nas refinarias da Petrobras aumentaram 78/75% desde janeiro de 2021 e atualmente permanecem 21/23% abaixo da paridade internacional de acordo com nossos cálculos após o recente aumento nos preços do petróleo", disseram eles.

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, havia afirmado à Reuters que a petroleira acompanhava "minuto a minuto" a alta nos preços do petróleo Brent antes de tomar qualquer decisão sobre os preços. Segundo Luna, o cenário ainda era de muita incerteza e volatilidade para uma definição de eventuais reajustes, medida sempre impopular na sociedade e no meio político.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.