Descrição de chapéu Financial Times Guerra na Ucrânia

EUA anunciam novas sanções contra oligarcas russos e suas famílias

Medidas visam atingir aliados de negócios de Vladimir Putin por guerra na Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

James Politi Lauren Fedor
Washington | Financial Times

O governo Biden anunciou sanções contra diversos oligarcas e funcionários do governo russo, na mais forte medida tomada até agora para reprimir os aliados de negócios de Putin e seu círculo mais estreito de assessores, depois da invasão da Ucrânia.

A decisão anunciada nesta quinta-feira (3) por Washington toma por alvo pessoas como o bilionário financista russo Alisher Usmanov, Nikolai Tokarev, presidente-executivo da companhia petroleira Transneft, e Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin.

"Essas pessoas e suas famílias serão excluídas do sistema financeiro dos Estados Unidos, seus ativos nos Estados Unidos serão congelados e elas serão impedidas de usar suas propriedades", anunciou a Casa Branca.

Alisher Usmanov, magnata dos metais e tecnologia, ao lado do presidente russo Vladimir Putin
Alisher Usmanov, magnata dos metais e tecnologia, ao lado do presidente russo Vladimir Putin - Michael Klimentyev/Sputnik/AFP

"O Departamento do Tesouro vai transmitir informações financeiras e outras provas, quando necessário, ao Departamento da Justiça, a fim de dar sustentação a processos criminais e de apreensão de ativos", o comunicado acrescentou.

Outros indivíduos que foram alvo de sanções pelos Estados Unidos são Boris Rotenberg, Arkady Rotenberg, Sergei Chemezov, Igor Shuvalov e Yevgeniy Prigozhin.

Enquanto isso, a Casa Branca também anunciou que o Departamento de Estado implementaria restrições à concessão de vistos a 19 oligarcas russos e 47 de seus familiares.

O Departamento do Tesouro também imporá sanções a sete entidades de mídia russas responsáveis por difundir "falsas narrativas que promovem os objetivos estratégicos russos e falsamente justificam as atividades do Kremlin".

Sanções mais amplas dos Estados Unidos aos oligarcas russos eram amplamente aguardadas, depois que a União Europeia publicou sua lista de alvos individuais e começou a confiscar alguns ativos detidos por oligarcas russos na Europa.

O presidente americano Joe Biden prometeu que os oligarcas russos seriam alvos de ação, em seu discurso sobre o Estado da União, na noite de terça-feira, e estabeleceu uma força-tarefa no Departamento da Justiça a fim de implementar as proibições da perspectiva das autoridades policiais e de Justiça.

No começo da semana, os Estados Unidos impuseram sanções a Kirill Dmitriev, presidente-executivo do mais importante fundo nacional de investimento russo, o Fundo de Investimento Direto Russo.

Representantes do governo dos Estados Unidos tinham dito anteriormente ao Financial Times que baseariam suas decisões sobre sanções em uma lista sigilosa de figuras políticas seniores e oligarcas enviada ao Congresso pelo Departamento do Tesouro em 2018.

O governo Biden expandiu suas sanções contra Moscou em resposta à brutalidade crescente da invasão russa à Ucrânia, com novas restrições implementadas praticamente a cada dia.

Na quarta-feira, foram anunciados novos controles de exportação sobre vendas de equipamento de extração de gás natural e petróleo, e as autoridades disseram que considerariam uma proibição completa à importação de petróleo russo. No começo da semana, os Estados Unidos tomaram a drástica medida de proibir todas as transações com o banco central da Rússia, para bloquear o acesso de Moscou aos US$ 630 bilhões em reservas cambiais detidas pelo país, o que conduziu a uma forte queda do rublo.

Os Estados Unidos também aderiram à União Europeia e Canadá na proibição a voos russos em seu espaço aéreo, em mais uma tentativa de isolar a Rússia da comunidade internacional.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.