Descrição de chapéu Rússia

Fitch diz que calote da Rússia é iminente

Agência de classificação de risco rebaixou nota do país nesta terça (8)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A agência de classificação de risco Fitch piorou a nota de crédito da Rússia nesta terça (8) de "B" para "C". O rating do país já havia sido rebaixado para "junk" (lixo) na semana passada.

A Fitch afirmou que um calote russo é iminente, conforme as sanções e restrições comerciais minam a disposição do país em pagar os juros da dívida.

Logo da Fitch em prédio sediado em Londres - Reinhard Krause/Reuters

Nesta terça, o presidente americano, Joe Biden, anunciou a proibição das importações de petróleo, gás e carvão da Rússia. O Reino Unido também divulgou que deve banir importações de petróleo russo, enquanto a União Europeia divulgou um plano de redução das importações de gás em dois terços no prazo de um ano.

As sanções do Ocidente impostas após a invasão da Ucrânia provocaram turbulência nos mercados financeiros russos.

A agência destacou ainda o decreto presidencial de Vladimir Putin, que poderia forçar uma redenominação dos pagamentos da dívida soberana em moeda estrangeira para a moeda local para credores de países específicos.

"‍Aumento de sanções e de propostas que podem limitar o comércio de energia elevam a probabilidade de uma resposta política da Rússia que inclui ao menos o não pagamento seletivo de suas obrigações de dívida soberana", disse a Fitch em comunicado.

No dia 16 de março, a Rússia deve pagar US$ 107 milhões em cupons relativos a dois títulos —o país, no entanto, tem um período de 30 dias para fazer o pagamento a partir desta data.

A nota "C" dada pela agência nesta terça é apenas um degrau acima de calote. Com isso, a avaliação da Fitch fica em linha com a da Moody's (que classificou a Rússia com a nota "Ca").

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.