Descrição de chapéu Rússia União Europeia

G7 tenta impedir que Rússia contorne sanções usando criptomoedas

Compras de criptoativos em rublos dispararam para níveis recordes após punições; UE também investiga possível drible

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim e Londres | AFP e Reuters

O ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, disse nesta quarta-feira (2) que as potências do G7 estão estudando medidas para impedir que indivíduos e entidades russas alvos de sanções pela invasão da Ucrânia usem criptomoedas para contornar dispositivos de controle.

"Devemos tomar medidas para impedir que pessoas e instituições dessa lista usem criptomoedas que não são regulamentadas. Atuamos nesse sentido no âmbito da presidência alemã do G7", disse Lindner em comunicado.

Além do G7, a Comissão Europeia também estuda se criptoativos estão sendo utilizados ​​para contornar as sanções, segundo um funcionário de alto escalão da União Europeia ouvido pela agência Reuters.

O ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, durante coletiva de imprensa em Paris, na França - Eric Piermont - 25.fev.2022/AFP

As compras de criptomoedas em rublos dispararam para níveis recordes desde que os Estados Unidos e seus aliados ocidentais lançaram um pacote de sanções para prejudicar a moeda e o setor bancário russos, levando o rublo a registrar queda histórica.

Os russos correram para os criptoativos na esperança de encontrar neles um valor de refúgio, como o bitcoin, que funciona em uma rede descentralizada. Nenhuma entidade central pode ser sancionada ou impedir que os usuários acessem essas criptomoedas.

A bolsa de criptomoedas Binance, no entanto, bloqueou contas de qualquer cliente russo alvo de sanções.

O ministro alemão não especificou quais medidas estão sendo consideradas para limitar o uso dessas moedas digitais.

A princípio, os governos poderiam pedir às plataformas que limitassem o acesso a determinados usuários, como a Ucrânia fez recentemente com contas russas.

O uso de criptomoedas para resistir a sanções econômicas não é novidade, em países como Irã ou Coreia do Norte, que também estão sujeitos a sanções econômicas, é comum.

Um funcionário graduado da UE disse à Reuters que o bloco está ciente de que os criptoativos são uma "possível rota de evasão" para evitar sanções.

A Comissão Europeia tem lido reportagens na imprensa e também tem recebido informações diretamente, disse o funcionário.

O representante da UE afirma que o aumento no valor de alguns desses ativos pode ser uma resposta às tentativas de contornar as sanções. Segundo ele, o tópico está sendo analisado, mas nenhuma decisão foi tomada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.